TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz Jorge Maurique é empossado no CNJ

15.06.2007 às 14:07

O juiz do TRE/SC e da Vara de Execuções Fiscais de Florianópolis, Jorge Antônio Maurique, tomou posse hoje (15), às 10h, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao todo, foram empossados 14 membros pela presidente do conselho, ministra Ellen Gracie, para o biênio 2007/2009. Falta a indicação da Câmara dos Deputados, que deve ocorrer nos próximos dias.

Na cerimônia, a ministra disse que o CNJ deve se reafirmar como órgão de coordenação do Judiciário. "Rotulado preponderantemente como órgão de controle do Judiciário, o Conselho se reafirma como órgão de coordenação de um poder que antes, por se encontrar disperso e atomizado, carecia da indispensável coesão e presença política para fazer sentir sua necessidade de reaparelhamento de modo a poder vencer os desafios da intensa demanda a que é submetido", afirmou.

Ela também agradeceu aos conselheiros da primeira composição e citou projetos desenvolvidos nos dois primeiros anos do órgão, como o Projudi e a tabela única, que padronizará a linguagem processual em todo o Judiciário brasileiro.

O corregedor nacional de Justiça, ministro César Asfor Rocha, empossado com os demais conselheiros, falou em nome da nova composição. "São distintas as nossas origens e classes, as nossas formações acadêmicas e convicções políticas, mas essas diversidades não superam o que no essencial nos irmana, que é a perfeita e exata consciência das graves responsabilidades que nos esperam e das enormes expectativas com que a sociedade civil cerca o Conselho Nacional de Justiça, pondo nele as suas esperanças de uma justiça mais rápida e mais eficaz, absolutamente transparente nas suas ações", destacou o corregedor.

O juiz Jorge Maurique afirmou após a cerimônia que já recebeu os primeiros processos e que a primeira sessão do órgão está prevista para o próximo dia 26. (PP/ECW).