TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Aprovada a indicação do juiz Jorge Antônio Maurique para o CNJ

13.06.2007 às 18:50

A Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (13), por unanimidade, parecer favorável à indicação de 12 nomes para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos próximos dois anos.  Os indicados vão formar a segunda composição do colegiado, instituído por emenda constitucional (EC 45/04) para responder pelo controle externo do Judiciário, com a função de regular e fiscalizar atividades financeiras e administrativas, bem como o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

As mensagens foram relatadas pelo senador José Agripino (DEM-RN), com parecer favorável a todas as indicações, que agora seguem para exame final em Plenário. O juiz da Vara Federal de Execuções Fiscais de Florianópolis e juiz do TRE/SC, Jorge Antonio Maurique, está entre os aprovados pela CCJ para compor o conselho. O magistrado foi indicado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Composto por 15 conselheiros, o CNJ é presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente a ministra Ellen Gracie, cujo mandato ainda está em curso. O órgão foi criado a partir de indicações da CPI do Judiciário, que investigou irregularidades na magistratura ainda na década de 90. (PP/ECW)

 

Fonte: Agência Senado