TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Últimos dias para eleitor regularizar situação com a Justiça Eleitoral

23.04.2007 às 16:15

Até hoje (23), 47.986 catarinenses podem ter o título eleitoral cancelado, o prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral vai até quinta-feira (26). Compareceram aos cartórios 3.359 eleitores, o equivalente a 6,54% dos 51.345 que podem ter o título cancelado. Em Joinville - maior colégio eleitoral do Estado - apenas 4,26% daqueles que não votaram nem justificaram nos três últimos pleitos estiveram no cartório. No total, 4.246 eleitores podem ter o título cancelado. Na capital catarinense, precisam regularizar a situação 2.667 eleitores.

Pode perder o título quem não votou no referendo de 2005 e no 1º e 2º turno das eleições gerais de 2006. Para a regularização, é preciso pagar a multa de R$ 3,51 por cada eleição. A relação dos faltosos pode ser encontrada nos cartórios eleitorais e na página do TSE – www.tse.gov.br. O número de eleitores, por município, que correm o risco de perder o título está no site do TRE/SC - www.tre-sc.gov.br - eleições - cadastro eleitoral.

Ao ser cancelado o título, o eleitor faltoso deixa de contar com direitos essenciais à cidadania. Assim, a pessoa não pode tirar documentos de identidade, passaporte, renovar matrícula em escola pública, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgãos públicos, entre outras punições.

Cartório de Florianópolis amplia horário de atendimento:

Para atender os eleitores que deixaram para regularizar a situação na última semana, o cartório eleitoral de Florianópolis amplia o horário de atendimento. A partir de hoje,segunda-feira, o cartório funcionará das 8 horas da manhã até às 19 horas. Em dias normais, o atendimento começa às 12 horas. A decisão foi tomada porque a procura aumentou muito nos últimos dias, cerca de 300 pessoas buscam atendimento. O Tribunal Regional Eleitoral alerta que o cartório do Estreito continua o expediente em horário normal, das 12 às 19 horas. Mesmo assim, eleitores da região podem regularizar a situação na central de atendimento do centro da capital. (RQ/ER).