TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Tudo pronto para eleição de Rio Negrinho

09.03.2007 às 19:41

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina faz os últimos preparativos para a eleição de domingo (11)

A entrega das 80 urnas, que vão ser usadas na eleição de Rio Negrinho, deve ser concluída até às 18h30 de amanhã. A distribuição na cidade e também na zona rural começa no sábado às 13h30. Segundo o chefe de cartório do município, Manasses Vilarim de Andrade, as urnas serão transportadas sob escolta policial. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina orientou previamente os motoristas responsáveis pela distribuição. Estes mesmos profissionais ficam responsáveis pelo recolhimento das urnas e disquetes no final da eleição.

No domingo, os 29.151 eleitores votam das 08 às 17h. A previsão do TRE-SC é divulgar os resultados até às 20h do domingo. Foram convocados 320 mesários que atuam nas 86 seções, espalhadas em 18 locais de votação. O secretário de informática e eleições do TRE/SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, explica que apesar da eleição ser exclusiva ela requer uma  logística igual a dos demais pleitos. "Todo  o processo de apuração e totalização será feito na zona eleitoral de Rio Negrinho. Depois do resultado consolidado, os dados são enviados a sede do TRE/SC e posteriormente para o TSE", conta o secretário.

Como aconteceu na última eleição não haverá lei seca. A polícia militar vai trabalhar para evitar excessos. A previsão é de que a eleição aconteça normalmente. O juiz eleitoral do município, Décio Mena Barreto Araújo Filho, aposta num pleito tranqüilo. "Não há necessidade de proibir a venda de bebidas alcoólicas, já que em 2006 não tivemos problemas."

O corregedor eleitor do TRE/SC, desembargador José Trindade dos Santos, explica que os eleitores faltosos devem fazer a justificava até 60 dias após a eleição. "Após o pleito a pessoa deve comparecer ao cartório para apresentar justificativa ou enviá-la pelo correio", esclarece o desembargador.


Entenda o caso:

No dia 19 de dezembro, o Tribunal Superior Eleitoral publicou no diário oficial a cassação dos diplomas dos eleitos, prefeito Almir José Kalbusch e do vice Abel Schroeder. A decisão da justiça aconteceu porque houve propaganda institucional abusiva, que favoreceu o candidato na última eleição para prefeito. No mesmo dia – 19 de dezembro – Schroeder renunciou ao cargo. O vice-prefeito registrou candidatura para concorrer na eleição de domingo. A coligação adversária - integrada pelo PTB, PSDB, PP, PT, PDT e PPS - entrou com pedido de cassação. O Juiz Eleitoral de Rio Negrinho decidiu que Schroeder poderia ser candidato. A coligação recorreu no TRE-SC. No dia 28 de fevereiro, os juízes do TRE-SC cassaram, à unanimidade, o registro de candidatura de Abel Schroeder (PMDB) à prefeitura de Rio Negrinho. Depois disso a sigla indicou outro nome para disputar a eleição.  (ER/SC)