TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Trindade dos Santos assume presidência do TRE/SC

26.03.2007 às 19:10

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira, 26, o desembargador José Trindade dos Santos foi empossado como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Na mesma solenidade, assumiu como vice-presidente, o desembargador João Eduardo Souza Varella, que também ocupará o cargo de Corregedor Regional Eleitoral.

 

José Trindade dos Santos foi eleito no último dia 7. Ele já ocupava o cargo de corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal. O magistrado assume a presidência em substituição ao desembargador Orli de Ataíde Rodrigues, que comandou o processo eleitoral durante o pleito de 2006. A solenidade aconteceu na sala de sessões do TRE/SC e contou com a presença de diversas autoridades do Estado.

 

Orli de Ataíde Rodrigues se despediu ressaltando a importância de servir ao país. "Cito palavras do ex-presidente deste Tribunal desembargador Antonio Fernando do Amaral e Silva. Devemos ter consciência da dimensão do servir". O desembargador destacou o trabalho realizado pela equipe que atua no TRE/SC. "O resultado dos pleitos com agilidade e transparência mostra a importância dos profissionais envolvidos".

 

Logo após o ato de posse, o juiz Márcio Fogaça Vicari falou em nome dos juízes do pleno. Ele explanou sobre a importância da Justiça Eleitoral e do trabalho do tribunal catarinense. "Compete ao Tribunal garantir a parêmia que todo o poder emana do povo". Vicari também parabenizou o desembargador Orli de Ataíde Rodrigues pelo trabalho realizado. Ao final, o juiz desejou sucesso ao presidente e vice que assumem na data de hoje. "Espero que realizem o que lhes parece próprio e adequado". Ele ressaltou características do novo presidente e encerrou com as palavras: "o juiz Trindade dos Santos já nasceu justo".

 

O representante do Ministério Público, o procurador regional eleitoral substituto Cláudio Dutra Fontella, falou do destaque que Santa Catarina tem em relação ao Brasil na Justiça Eleitoral. "Santa Catarina é prodígio em termos de justiça eleitoral. Basta citarmos alguns exemplos como a urna eletrônica e o site deste Tribunal que é um dos mais completos do país. A Corte também não poderia ser diferente".

 

O presidente recém-empossado fez um discurso carregado de emoção. Agradeceu à equipe que atuou com ele enquanto corregedor regional eleitoral e vice-presidente desta Casa. Ele também falou dos planos para o futuro. "Pretendo deixar aqui a minha marca pessoal, pois não é de meu feitio deixar de participar efetivamente das decisões ou de, simplesmente, por comodidade ou não, deixar de instaurar discussões a respeito daquilo que não me convence". No seu plano de ação estão incluídas ações como a aquisição de espaços próprios para os Cartórios Eleitorais e a reestruturação administrativa deste Tribunal. "Terei sempre presente o atributo da transparência em todos os atos que realizar". O magistrado também destacou as características do seu vice-presidente e a parceria que se faz necessária. Ao final, o presidente anunciou a escolha do servidor Samir Claudino Beber como diretor-geral do Tribunal.

 

Trajetórias

Natural de Florianópolis, José Trindade dos Santos, formou-se em direito pela UFSC em 1971. Ingressou no ano seguinte na magistratura catarinense. Foi juiz titular das comarcas de Anita Garibaldi, Urussanga, Xanxerê, Joaçaba e Tubarão, nesta última permaneceu por 12 anos. Atualmente, o desembargador também é juiz no Tribunal de Justiça do Estado. Atua como presidente da 2ª Câmara de Direito Comercial e membro do Grupo de Câmaras de Direito Comercial e do Tribunal Pleno do TJSC.

 

Varella se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1966. Atuou como advogado e professor no município de Joaçaba. Em 1973, passou a integrar a magistratura catarinense. Foi juiz corregedor junto à Corregedoria Geral de Justiça do Estado de SC e juiz substituto no Tribunal de Justiça. Em 2002 assumiu como vice-corregedor geral da Justiça de SC. (SC/ ECW)