TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

II Concurso de Redação. Confira o resultado (copiar 1)

11.11.2013 às 19:41

Uma das ações contidas no Plano de Ação de Trabalho (PAT) da Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva - EJESC  ente da estrutura orgânica do TRESC, o II CONCURSO DE REDAÇÃO chegou na fase de divulgação dos textos escolhidos.

Foram apresentadas mais de 2.100 redações por estudantes regularmente inscritos em escolas públicas e particulares de Santa Catarina, na faixa etária de 12 a 14 e de 15 a 17 anos, para discorrer sobre O que é cidadania? e Qual a importância do voto?, respectivamente.

Na primeira fase, os textos foram selecionados por escola. Os escolhidos, foram encaminhados para análise pelo juiz e pelo promotor eleitorais. Ao final, restaram 152 redações, selecionadas como as melhores na sua categoria, oriundos de 83 cidades. Estes textos foram encaminhados a uma comissão julgadora  a qual competiu escolher os melhores em âmbito estadual em cada categoria.

O Secretário Executivo da EJESC, Gonsalo Agostini Ribeiro, comentou: “A repercussão e o padrão deste II Concurso ampliou nosso comprometimento, o que fez com que conseguíssemos estender a premiação aos segundos, terceiros e quartos lugares em cada categoria, como forma de estímulo e reconhecimento. Vale agradecer e destacar a importância das escolas e dos professores na formação dos alunos, fundamentais para o crescimento das pessoas e da melhoria da sociedade. Aliás, a educação é o principal e mais importante agente transformador para se chegar a uma sociedade mais justa e igualitária”, acrescentou. "Nossas expectativas foram superadas, seja pelo número de textos apresentados, seja pelo seu conteúdo. Fomentar a discussão e a reflexão de temas importantes, por certo tornará a nossa democracia mais sólida e a nossa política mais ética, ampla e includente" Por fim, concluiu: "Merece destaque o apoio dos juízes e promotores eleitorais e dos servidores dos cartórios, contribuindo novamente na repetição de uma ação exitosa. Também é imperioso registrar agradecimentos aos apoiadores institucionais: a Secretaria de Estado da Educação e ao SINEPE/SC (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina) e a Inspetoria da Alfândega da Receita Federal - Florianópolis, que nos disponibilizou por meio de convênio firmado, os itens que serão concedidos aos premiados. Também cabe especial deferência aos integrantes da nossa solícita e gabaritada comissão julgadora que, de pronto, aceitaram o nosso convite, nos honrando e contribuindo com o sucesso deste projeto. De público, nossos sinceros agradecimentos a cada um."

A certificação e premiação dos primeiros lugares em cada categoria está programada para o dia 25 de novembro de 2013, em sessão administrativa do Pleno do TRESC, em Florianópolis. Na ocasião receberão o Certificado de Honra ao Mérito AMIGO DA JUSTIÇA ELEITORAL, além de um notebook.

Os segundos, terceiros e quarto lugares de cada categoria os seguintes prêmios: camêra fotográfica, tablet e HD externo, respectivamente (veja o quadro abaixo). Ainda receberão, assim como os autores dos demais textos submetidos à comissão julgadora, o certificado emitido pela EJESC, que lhes será entregue pelo juiz eleitoral na zona eleitoral da circunscrição do seu município, na data e no endereço oportunamente comunicados pelo cartório eleitoral.

Entenda o “II Concurso de Redação”

O II Concurso de Redação, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Juiz Irineu João da Silva, é uma de suas ações destinadas ao público jovem, buscando despertar nele a importância da participação no processo político, seja entendo-o melhor, seja alistando-se como eleitor, seja votando bem, e almeja saber o que pensam os jovens.

 

 

TIPO 1

TIPO 2

TIPO 3

TIPO 4

 

Escola Particular

Escola Pública

Escola Particular

Escola Pública

 

Faixa etária:
12 a 14 anos

Faixa etária:
12 a 14 anos

Faixa etária: 
15 a 17 anos

Faixa etária:
15 a 17 anos

TEMA

O que é cidadania?

O que é cidadania?

Qual a importância do voto?

Qual a importância do voto?

1° lugar

(Prêmio: notebook)

Sofia Schöning Dada

Col. Consul Carlos Renaux

Brusque

Sabine Fischer

E.M. Professor Mário Xavier dos Santos

São Carlos

Marlon Roberto Pereira

Colégio Gardner

São José

Thiago Jessé Kucarz

E.E.B. Luiz Davet

Major Vieira

2° lugar

(Prêmio: Câmera
fotográfica)

Eduarda Mânica Foppa

Centro Educacional Potencial

Campos Novos

Vinícius Testoni Longen

E.E.B. Dr. Frederico Rolla

Atalanta

Murilo Damian Medeiros

Colégio São José

Tubarão

Leonardo Gazzoni

E.E.B. Dom Felício C. da C. Vasconcelos

Irani

3° lugar

(Prêmio: Tablet)

Nathália Bento Joaquim

Centro de Educação Terezinha Krautz

Palhoça

Daiane Caroline Lunelli Felipetto

E.E.B. Tancredo de Almeida Neves

Chapecó

Viktória Weihermann

Colégio Global

São Bento do Sul

Alexandre Bueno de Lacerda

E.E.M. Prof. Roberto Grant

São Bento do Sul

4° lugar

(Prêmio: HD externo)

Bruna Letícia Soares

Colégio São Bento

Criciúma

Nathalia da Silva

E.E.B. Anísio Rachadel de Oliveira

Videira

Luana Holetz

Centro Educacional Inovação

Capinzal

Joniel Decol

Centro de Ed. Profissional Getúlio Vargas

São Miguel do Oeste