TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

Câmara de São José aprova aumento do número de vereadores, na Grande Florianópolis

26.02.2014 às 18:41

Publicado por: Diário Catarinense

Foi aprovado, em primeira votação na Câmara de São José, o aumento no número de vereadores para as próximas eleições. O projeto ainda deve passar por uma segunda aprovação com data a ser definida. Se aprovado, a Casa Legislativa passará dos atuais 13 cadeiras para 19 que atuarão a partir de 2017, após as eleições. 

O projeto é polêmico e não conta com a aprovação da população, segundo aponta uma pesquisa feita pela Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-SJ). Segundo o estudo feito no ano passado, 93% dos entrevistados são contrários ao aumento, enquanto 5% responderam que são a favor e 2% não souberam responder.

O presidente da AEMFLO, Marcos Souza, lembra que vereadores tentaram discutir o mesmo projeto em 2012, mas devido a pressão popular, ele não chegou nem a discussão no plenário. Neste mês o projeto foi apresentado no dia 19 e no dia 24 foi votado.

— O projeto entrou na pauta em tempo recorde, o que surpreendeu a todos. O texto do projeto foi disponibilizado na íntegra somente na última sexta-feira, o que mostra a falta de transparência—relata Souza.

O presidente da AEMFLO/SJ aponta um levantamento feito pelo Observatório Social de São José de 2012 onde cada vereador teve um gasto anual em torno de R$ 1 milhão.

— Atualmente o gasto com a folha de pagamento chega a 41% do repasse feito à Câmara de Vereadores, com a aprovação vamos chegar a 66% quando o limite de gastos com a folha é de até 70% — calcula Souza.

A AEMFLO e CDL-SJ vai protocolar um ofício ainda hoje solicitando a retirada da pauta na Câmara, do referido projeto. Junto ao ofício será anexada a pesquisa realizada pelas entidades, reforçando a opinião dos eleitores.

Durante a primeira votação na Câmara o projeto contou com 10 votos a favor e dois contrários. A próxima votação deve ser marcada em um prazo de 10 dias. 

O parecer conjunto das comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças é dos vereadores Adriano de Brito (PR), Francisco Bento Costa Silvy (PT), Túlio Márcio Salles Maciel (PMDB), Wallace Avanir de Souza (PDT) e Telmo Pedro Vieira (PSDB). Até o início desta tarde a reportagem não conseguiu contato com os vereadores que participaram da elaboração do projeto.