TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

Voto Limpo: Presidente do TRE, OAB e MCCE ministram palestra em Cuiabá

15.08.2012 às 16:36

Um grupo formado por mais de 80 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor João Crisóstomo de Figueiredo, no bairro Dr. Fábio II, em Cuiabá, recebeu na noite desta quarta-feira, 15 de agosto, os voluntários do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), para discutir o Voto Limpo nas eleições 2012.

A campanha pelo Voto Limpo surgiu de uma parceria firmada em Brasília entre o Tribunal Superior Eleitoral e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em Mato Grosso, a campanha foi abraçada pelo TRE, seccional da OAB e MCCE, que estão percorrendo os bairros da Capital, no período noturno, para levar a mensagem de luta contra a corrupção eleitoral.

A reunião no bairro Doutor Fábio II foi aberta pelo presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro. Assim como fez nos demais bairros, o desembargador explicou todo o processo de construção da democracia no Brasil, desde a criação da República até os dias de hoje. Falou da conquista por uma votação segura com voto secreto, por meio da urna eletrônica; discorreu sobre as conquistas das mulheres, com a Lei Maria da Penha (no âmbito da Justiça Comum) e com a eleição de uma representante na Presidência da República; explicou a possibilidade de hoje qualquer cidadão denunciar um político que não respeita a lei, o que era impensável nos tempos dos coronéis da política.

Após enumerar diversas mudanças no país, o desembargador concluiu com uma pergunta aos moradores do bairro Doutor Fábio II: 'Depois de tudo isso, vocês ainda acham que as coisas não podem mudar para melhor? Mudam sim. Mas só mudam no instante em que nós também mudamos a nossa postura, no instante em que nós nos recusamos a vender o voto, aprendemos a não votar de qualquer jeito, em qualquer um, sem investigar o passado do candidato, sem querer saber se ele tem o perfil para o cargo".

O desembargador Rui Ramos Ribeiro conclamou os estudantes do período noturno, formados em sua maioria por adultos, a lutar por sua dignidade. 'Por uma questão de dignidade humana, todos nós devemos denunciar todas as sujeiras que chegam ao nosso conhecimento. Por uma razão muito simples. Quem pratica corrupção não tem dó de você, não tem dó de ninguém. Se eles iniciam pelo caminho errado, praticando corrupção eleitoral, tentando comprar votos, fazendo propaganda eleitoral ilegal, como querem representar a nossa Cuiabá? A nossa dignidade não está sendo respeitada. E a nossa dignidade nos obriga a rejeitar esse tipo de comportamento", disse o presidente do TRE, no que foi apoiado pelos estudantes.

O juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, pediu aos presentes que utilizem seu telefone celular para denunciar a corrupção eleitoral à Ouvidoria. O número 0800 647 8191 da Ouvidoria Eleitoral aceita, inclusive, ligação de telefone celular sem crédito. O magistrado disse ainda que o cidadão pode utilizar o aparelho celular para fotografar os flagrantes de irregularidades e enviar para a Ouvidoria.

O advogado Vilson Nery, membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, fez um convite inusitado aos estudantes do EJA. Olhar nos olhos dos maiores culpados pela corrupção eleitoral. 'Basta olhar no espelho. O grande culpado da corrupção eleitoral é você, sou eu, é o eleitor. Se o candidato oferece uma ajuda, um milheiro de tijolos, se oferece dinheiro e o eleitor aceita, o eleitor é culpado pela corrupção, pela falta de saúde pública de qualidade, pela falta iluminação pública no entorno da escola, pelo alto preço do arroz e do feijão". E concluiu: 'Todo o esforço da Justiça Eleitoral não vai valer de nada se o eleitor não votar de forma consciente".

O presidente da Comissão Eleitoral da OAB, advogado Sílvio Queiroz Teles, explicou os crimes eleitorais, as sansões e as conseqüências na vida do eleitor que vende seu voto.

Fonte: JusbBrasil