TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

Jovens debatem sobre importância da política como instrumento de cidadania

09.08.2012 às 13:34

Cerca de 200 jovens lotaram nesta segunda-feira (6/8) o auditório da Celesc, em Florianópolis, para participar do "Tudo a Ver: o Jovem Debate", evento promovido pela empresa em parceria com o Instituto Guga Kuerten e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

   O encontro foi transmitido por videoconferência a outras dezenas de jovens nas 16 agências regionais da Celesc no Estado. Por duas horas, os jovens, entre 14 e 16 anos, ouviram e fizeram perguntas aos debatedores Gustavo Kuerten; Antônio Gavazzoni, presidente da Celesc; Sérgio Junkes, presidente da AMC; e Gabrielle Cardoso, jovem aprendiz que já foi vereadora mirim.

   "Fico impressionado e empolgado ao ver tantos jovens reunidos para falar de temas que realmente têm importância para suas vidas", disse Guga. O presidente da Celesc falou sobre a importância do voto como instrumento de cidadania capaz de mudar a vida das pessoas. "O voto é algo muito poderoso. É o poder de escolha e também de demissão que o cidadão tem em suas mãos. Aqueles que não se interessam por política vão ter a vida comandada pelos que se interessam", assinalou.

   Para o juiz Sérgio Luiz Junkes, a cidadania não termina com o voto. "Ela continua depois das eleições, com a fiscalização, acompanhando o que estão fazendo os nossos governantes. Temos que participar mais e procurar saber o que acontece na nossa cidade, na comunidade e no País", destacou. O magistrado acrescentou que há muita desinformação em relação à política, o que provoca desinteresse por parte do cidadão.

   A jovem Gabriele Cristina Cardoso, do programa “Jovem Aprendiz”, também participou do debate. Ela elogiou a iniciativa e disse que o encontro a ajudou a ter uma outra visão de cidadania, bem como despertou muito mais interesse pelo tema. “Sem política, o País não anda. Por isso achei muito importante discutir esse assunto e tratar de questões que envolvam a nossa cidadania”, sublinhou.

   A mãe do tenista catarinense, Alice Kuerten, parabenizou os jovens e as entidades organizadoras pelo evento realizado na tarde de segunda-feira. “Aqui ninguém fez promessas. A oportunidade foi dada. E vocês têm agora a oportunidade de votar. Não a percam, não acreditem em promessas individuais, pensem sempre no que pode ser feito pelo coletivo, para a sua comunidade”, disse.

   Os jovens participantes do debate são integrantes de programas como o Jovem Aprendiz, da Celesc, e do Instituto Guga Kuerten, da Fucas e do Centro Cultural Escrava Anastácia. Aproximar os futuros eleitores das questões que envolvem cidadania e política foi o objetivo da primeira edição do "Tudo a Ver", que deverá manter o formato e tratar de temas variados, como bullying, sexualidade e drogas, entre outros.

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina