TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

TRE-BA possui 57 faculdades conveniadas ao “Mesário Voluntário”

23.07.2012 às 18:19

Implantado como projeto piloto em 2006, na cidade de Vitória da Conquista-BA, o “Mesário Voluntário” foi expandido em 2008 para todas as zonas da Bahia. A partir de então, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) propôs a celebração de convênios com instituições de ensino superior na busca de universitários interessados em participar, de forma voluntária, do processo eleitoral. Hoje o Tribunal possui convênio com 57 instituições, sendo 14 em Salvador, 42 no interior do Estado e um na cidade de Petrolina-PE.

De 1º de janeiro até sexta-feira, dia  20, 5.684 eleitores já se inscreveram como mesário voluntário. Para realizar a inscrição, basta preencher formulário no site do TRE-BA  ou através do disk-mesário (71 3373-7273). A campanha do projeto conta também com vídeo de cerca de um minuto disponibilizado este mês no canal oficial do TRE-BA no YouTube (www.youtube.com/tvtreba).

Além dos benefícios já concedidos aos demais mesários, os voluntários que são estudantes das faculdades conveniadas têm, em contrapartida, as horas trabalhadas convertidas em atividade complementar ou extracurricular.

O tempo convertido pode variar de 10 a 60 horas pelo serviço prestado, a depender da instituição de ensino. Vale lembrar que a inscrição não garante vaga, conforme ressalta a servidora Ana Amoedo, Assessora de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE-BA e Presidente da comissão Mesário Voluntário. “O estudante, como qualquer mesário, deverá atuar na sua zona eleitoral, preferencialmente, na seção onde vota e, caso a mesma esteja completa, permanecerá no cadastro reserva, podendo ser aproveitado a qualquer tempo”.

Nomeação

A publicação do edital de nomeação dos mesários deverá acontecer até 8 de agosto. Contudo, mesmo após esse prazo, as inscrições continuam abertas, considerando a possibilidade de aproveitamento dos voluntários cadastrados após o dia 8 de agosto, em substituição aos eleitores não localizados ou que solicitarem dispensa justificada das funções.

Para o TRE, contar com o serviço de mesários voluntários implica na redução do número de substituições, na melhor qualidade dos trabalhos da mesa receptora de votos, na celeridade na totalização do pleito e na maior satisfação dos colaboradores.

Confira mais informações sobre o projeto no site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br).

Fonte: Agência de Notícias da Justiça Eleitoral