TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Noticia

Início conteúdo

Russos querem que técnicos brasileiros testem sistema eleitoral em Moscou

05.07.2012 às 13:42

Em visita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da delegação da Comissão Central Eleitoral da Federação Russa, Vladimir Tchurov, disse que vai convidar técnicos da Justiça Eleitoral brasileira para testar os dispositivos eletrônicos russos. Os testes devem acontecer, provavelmente, em março do próximo ano, em Moscou.

Para Vladimir Tchurov, o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais perfeitos do mundo e supera, pelas sua capacidade de volume, vários sistemas de votação europeu. Ele afirmou ainda que a votação brasileira também é um exemplo para os demais membros dos BRICS, formado, além dos dois países, por índia, China e África do Sul. Para o presidente da Comissão, há várias pontos em comum entre os sistemas eleitorais de Brasil e Rússia. “Nós também estamos desenvolvendo o sistema eletrônico de votação que deve ser concluído em 2015”, destacou.

No início da tarde desta quarta-feira (4), a delegação foi recebida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Pela manhã, os integrantes da comissão conheceram as instalações da sede do TSE e assistiram a uma apresentação sobre o sistema eleitoral brasileiro e o voto eletrônico, conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Paulo Tamburini. Também conheceram a urna eletrônica brasileira e participaram de uma eleição simulada.

Além do presidente , Vladimir Tchurov, fazem parte da comissão: o  presidente da Comissão Eleitoral da Região de Yaroslavl, S.A. Baburkin, o vice-presidente do departamento de relações exteriores da Administração da Comissão Central Eleitoral, A.V. Kudachkin, e o adido de imprensa da Embaixada da Rússia em Brasil, Eugenio Erin.
Nesta quinta-feira (5), às 14h, haverá, a apresentação sobre o “Sistema Eleitoral na Federação Russa”, para convidados, no auditório II do TSE.

Cooperação

Em maio de 2011, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , ministro Ricardo Lewandowski, e o presidente da Comissão Central Eleitoral da Rússia, Vladimir Tchurov, assinaram memorando de entendimento para a cooperação no campo da gestão e da administração eleitoral. O documento foi fruto do interesse russo no sistema eleitoral brasileiro e nos métodos de votação por meio da urna eletrônica, bem como do trabalho de esclarecimento ao eleitor.

Fonte: Agência de Notícias da Justiça Eleitoral