TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Servidora do TRE-SC recebe equipamento de tecnologia assistiva

25.03.2019 às 18:18

Durante a sessão administrativa da última quarta-feira (20), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, fez a entrega oficial, à servidora Samara de Souza Pinto Arten Moreira, de um equipamento de tecnologia assistiva pleiteado por ela e adquirido pelo Tribunal.

Após passar por um treinamento de utilização do equipamento, a servidora, que tem deficiência visual, começará a utilizar o OrCam My Eye 2.0 . Trata-se de um dispositivo de visão artificial com uma câmera inteligente que lê instantaneamente textos em qualquer superfície e reconhece rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real, inclusive em ambientes com baixa luminosidade.

O aparelho, por meio de comandos de toque ou gestos, fotografa o texto a ser lido e, instantaneamente, realiza uma leitura em voz alta, permitindo ao usuário acompanhar a leitura.

Para outras tarefas, tais como reconhecer rostos, o procedimento é semelhante: inicialmente, ocorre a captura da imagem e, na sequência, o dispositivo informa se há uma pessoa presente e se é um rosto cadastrado.

A servidora utiliza, desde seu ingresso no TRE-SC em 2006, o leitor de telas JAWS, que, embora a auxilie em seus trabalhos, não supre todas as suas dificuldades. Conforme ressaltou Samara, como o equipamento “é capaz de fazer a leitura de informações em qualquer superfície, esse dispositivo poderia substituir perfeitamente a lupa e, juntamente com o JAWS, contribuir sobremaneira na agilidade e qualidade do trabalho por mim realizado. Além disso, as outras funcionalidades do equipamento, como a detecção da presença de pessoas e o reconhecimento de faces previamente cadastradas, poderiam facilitar minha interação com quem circula nos prédios do Tribunal, melhorando a qualidade do relacionamento profissional com os colegas, o que, de certa maneira, também pode ser uma forma de se promover a acessibilidade e a inclusão”.

De acordo com o artigo publicado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no ano de 2009, a Tecnologia Assistiva é “um elemento chave para a promoção dos Direitos Humanos, pelo qual as pessoas com deficiência têm a oportunidade de alcançarem sua autonomia e independência em todos os aspectos de suas vidas. Para isso é necessária a adoção de medidas que assegurem seu acesso, em bases iguais com as demais pessoas. É preciso que obstáculos e barreiras à acessibilidade sejam identificados e eliminados, de acordo com a nova conceituação de deficiência”.

Conforme destacou a servidora em seu requerimento para aquisição do dispositivo, “na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, a acessibilidade foi reconhecida como princípio e como direito, sendo também considerada garantia para o pleno e efetivo exercício de demais direitos”.

“O propósito é o fio condutor de todas as nossas ações. E o nosso propósito é a valorização do servidor. Com base nisso, e atendendo um apelo da servidora, da Samara, por sua dedicação ao TRE, pelo trabalho leal e muito digno e eficiente que ela desempenha, o Tribunal adquiriu esse equipamento de tecnologia assistiva, para dar mais qualidade de vida para ela, e melhorar o desempenho de seu trabalho”, assinalou o presidente do TRE-SC, des. Ricardo Roesler.

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC