TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Flickr
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

TRE-SC realiza workshop para implantação do PJe nas Zonas Eleitorais

25.06.2019 às 17:30

Foi realizado nesta segunda (24) e terça-feira (25), na Sede do Tribunal Regional Eleitoral, o workshop para formação de apoiadores e tutores do Processo Judicial Eletrônico, que irão auxiliar no processo de implementação do PJe nas Zonas Eleitorais do estado.

O workshop foi aberto com uma sensibilização por parte do vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal, desembargador Jaime Ramos, que falou sobre a importância de implementação da ferramenta. “A importância do PJe é imensa, principalmente para dar segurança a todos os nossos processos e também para melhorar a performance desses, especialmente na agilidade e na celeridade, auxiliando nos julgamentos mais complexos”, destacou o desembargador.

Ao todo, 35 servidores participaram do treinamento, sendo 18 das Centrais de Atendimento das ZEs do estado. Para Moacir Tramontin, chefe de cartório da 90ª ZE, de Concórdia, "a mudança para os Cartórios será enorme, porque não teremos mais autuação física do processo. A princípio, ele já vem preparado do advogado, então não teremos mais autuação e o tramite será muito mais fácil, porque com um clique mandaremos o processo concluso ao juiz, vistas ao Ministério Público, intimação dos advogados, e assim sucessivamente. Facilita o nosso trabalho, protege o meio ambiente e a rapidez no julgamento será muito maior".

Durante a oficina sobre os recursos do PJe, foi utilizado um roteiro de testes simulando a tramitação de um processo do início ao fim. O workshop foi supervisionado pelas servidoras da Corregedoria Regional Eleitoral, Aline de Godoy e Evelise Niero, que participaram de uma capacitação de multiplicadores do PJe este mês, no TSE. “A transição do processo físico para o eletrônico é um desafio para todos nós, porque é uma mudança de mentalidade, é uma nova forma de pensar o processo judicial, então isso vai impactar tanto no nosso trabalho quanto na forma de lidar com o público. Nós temos um grande desafio em um espaço curto de tempo, mas a equipe está toda empenhada em fazer o melhor para a instituição e garantir que a implantação do PJe seja a mais tranquila para todo mundo”, enfatizou Aline.

Os servidores capacitados nesse curso poderão atuar como tutores, multiplicadores ou apoiadores do PJe nas demais Zonas do estado. De acordo com Renata Fávere, secretária da corregedoria regional eleitoral, “a implantação do PJe inicia no dia 20 de agosto nas três ZEs da Capital. A partir daí teremos mais três etapas com grupos de ZEs a cada mês. Essas etapas foram definidas pelo TSE, que fixou as datas, e serão precedidas por treinamentos em EaD para todos os servidores, juízes, promotores e advogados”.

O cronograma completo da implementação do PJe no estado pode ser conferido na página do TRE-SC.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC