TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
 
Início conteúdo

TRE busca parceria com Secretaria de Educação para ações de cidadania

26.05.2017 às 14:31

Na última quinta-feira (1), o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Jaime Ramos, o vice-diretor da EJESC, Sérgio Manoel Martins, e o Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, se reuniram para tratar sobre o apoio da Secretaria de Educação em duas ações institucionais da Justiça Eleitoral, voltadas ao fortalecimento da cidadania.

A primeira delas tem como pretensão levar às escolas de ensino fundamental atividades lúdicas e pedagógicas, relacionadas à temática cidadania e sua importância em regimes democráticos. 

O outro projeto é dirigido aos jovens do ensino médio e pretende incentivar o exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado, por meio de treinamento utilizando a urna eletrônica, de realização de eleições parametrizadas, de palestras nas escolas e de alistamentos eleitorais nas instituições de ensino. 

Tais iniciativas constituem finalidades da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina e têm como objetivo promover a educação de crianças e adolescentes do ensino fundamental e a conscientização política dos jovens que frequentam o ensino médio. 

“Para o sucesso dessa empreitada, é imprescindível a união de forças da Justiça Eleitoral com diversas instituições públicas e privadas. Por isso, a colaboração da Secretaria de Educação revela-se de extrema importância, pois o desenvolvimento das escolas estaduais e a participação direta dos docentes e discentes contribuirão para a efetividade das ações a serem desenvolvidas”, destacou o desembargador Jaime Ramos. 

Os projetos da Justiça Eleitoral têm previsão de lançamento no segundo semestre deste ano e já estão em fase final de elaboração. A expectativa é que o termo de convênio entre o TRE-SC e a Secretária de Educação seja firmado em breve. 

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC