TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz Alcides Vettorazzi se despede do Pleno do TRE-SC

11.11.2016 às 13:00

Nesta quinta-feira (17), o juiz federal Alcides Vettorazzi participou da sua última sessão como integrante da Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O biênio do magistrado termina oficialmente na sexta-feira (18). Vettorazzi tomou posse no TRE-SC no dia 19 de novembro de 2014.

O presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, cumprimentou Vettorazzi e o agradeceu pela relevante contribuição. “Foi uma honra ter trabalhado e poder ter dividido as angústias e os desafios durante o período eleitoral. Em nome da Corte, eu quero agradecer ainda ao empenho e à dedicação que dedicou às causas da Justiça Eleitoral. Na jurisdição, Vossa Excelência buscou sempre a medida justa, aquela capaz de garantir a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral. Não por outro motivo merecedor de nossa admiração e aplausos. ”

Visivelmente emocionado, o juiz Alcides agradeceu a Deus, aos integrantes do Pleno, ao diretor-geral, a sua assessoria jurídica, aos demais servidores do TRE-SC e aos seus familiares. “O momento é solene, por quanto o encerramento do mandato desse juiz, muito além dos efeitos pessoais que causa, traduz de forma eloquente e brilhante um dos pontos altos da democracia institucional que é a alternância do poder. Parafraseando Cazuza, ‘o tempo não para’. Para quem sai não carece muito de dizer, já que o que foi feito, feito está e os cidadãos e a comunidade jurídica e política catarinense já o perceberam. Já o que não foi feito não cabe justificar. Desejo, ao biênio que se inicia, sucesso e sorte à juíza federal Luísa Hickel Gamba, que me sucederá na bancada. ”

O procurador regional eleitoral substituto, Roger Fabre, e os juízes integrantes do Pleno Ana Cristina Ferro Blasi e Davidson Jahn Mello também manifestaram a consideração e o agradecimento ao magistrado que se despediu da Corte. Ao final da sessão, Vettorazzi foi aplaudido de pé pelos colegas de profissão.

Breve currículo

Natural de Gramado (RS), Alcides Vettorazzi é juiz federal da segunda vara da subseção judiciária federal da Capital, especializada em feitos civis em geral, desde julho de 2013. Antes disso, atuou em Joaçaba, onde iniciou sua carreira (1994), e em Joinville, judicando de 1998 a 2004.

Vettorazzi é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (1976) e em Direito pela Univali (1993). Pós-graduado, em nível de especialização, em Administração Contábil e Financeira pela Universidade de Caxias do Sul (1978) e em Direito Constitucional pela Unochapecó (1998). Frequentou cursos de atualização em Direito Penal, em Roma, no Ministério da Graça e da Justiça e em Direito Constitucional.

Composição do Pleno

De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal de 1988, o TRE-SC é composto por dois juízes escolhidos entre os desembargadores do TJ; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo TJ; de um juiz do TRF; e de dois juízes, da classe dos advogados, nomeados pelo Presidente da República.

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC