TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Mais de 80% dos eleitores são biometrizados nos 5 municípios

17.03.2016 às 16:22

Os cinco municípios que estão realizando o cadastro biométrico de forma obrigatória no Estado já conseguiram colher as digitais de mais de 80% dos seus eleitores. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Sérgio Baasch Luz, avaliou de forma positiva o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral. “Alcançar 80% dos eleitores cadastrados, nos municípios em que a biometria é obrigatória, representa uma vitória não só do TRE-SC, mas, também, de todos os catarinenses. ” 

Até o momento, Palhoça foi o município que cadastrou maior parte do seu eleitorado, contando com 87,1% dos eleitores biometrizados, seguido por São José, que está com 84,8%. Blumenau já colheu as digitais de 82,5% dos seus eleitores, garantindo o direito ao 2° turno nas eleições. Por sua vez, Joinville cadastrou 81,4% e Florianópolis, 80% dos eleitores.

Desde que assumiu a presidência do TRE-SC, o desembargador Sérgio Baasch Luz, definiu o projeto biometria como prioridade na sua gestão. Um amplo trabalho de divulgação da biometria foi realizado, abrangendo a produção de reportagens, realização de coletivas de imprensa, veiculação de comunicados em rádio e TV e distribuição de materiais gráficos. No total, 19 postos de atendimento foram disponibilizados como opção para os eleitores dos municípios em que a biometria aconteceu de forma obrigatória.

Histórico da Biometria no Estado

Em 2008, a biometria começou a ser implantada em Santa Catarina no município de São João Batista, um dos três escolhidos a participar do projeto-piloto para a adoção do procedimento no Brasil. Nas Eleições de 2008, a cidade foi a primeira do país a eleger um prefeito pela votação biométrica. 

Em março de 2015, o procedimento tornou-se obrigatório em Joinville - o maior município do Estado. Um mês depois, com a abertura do posto de atendimento do Norte da Ilha, na Capital, o cadastramento tornou-se obrigatório também em Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Além disso, o TRE-SC realizou uma série de visitas às cidades catarinenses para buscar parcerias com prefeituras e com instituições locais, visando buscar apoio e conseguir pessoal para trabalhar na biometria. No total, quase 800 estagiários foram contratados pelo TRE-SC, 180 militares foram disponibilizados pelo Exército e 250 servidores da Justiça Eleitoral foram treinados para cadastrar eleitores no Estado. 

Foi em junho de 2015 que aconteceu a oficialização da obrigatoriedade do cadastramento em Blumenau. No mesmo mês, na Capital, foi aberto o posto de atendimento da Rua Bulcão Viana, com capacidade para cadastrar mais de mil eleitores por dia. Em seguida, mais dois postos, em Blumenau e em Joinville, foram disponibilizados como opção ao eleitorado. 

Atendendo aos pedidos dos eleitores, em julho do ano passado, o TRE-SC começou a abrir os postos em Joinville, Florianópolis e Blumenau também no período matutino. Já em São José, o atendimento pela manhã começou no dia 17 de agosto. 

Santo Amaro da Imperatriz finalizou o cadastro biométrico com sucesso, em agosto, cadastrando 84,79% do seu eleitorado. Biguaçu concluiu o cadastramento em novembro, com o total de 82,63% do eleitorado cadastrado.

Em setembro de 2015, sete novos postos de atendimento biométrico foram instalados nos bairros de Florianópolis, Joinville, Blumenau e São José, para levar mais comodidade aos eleitores e aproximá-los da Justiça Eleitoral. 

Em março de 2016, mais uma importante etapa da biometria será concluída com sucesso, com o cadastro dos eleitores de mais cinco municípios catarinenses, que estarão aptos a votar utilizando suas digitais nas próximas eleições. 

Por Stefany Alves
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC