TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Escolas Judiciárias Eleitorais reúnem-se em Florianópolis

31.03.2016 às 14:24

Teve início na manhã desta quinta-feira (31), em Florianópolis, a Reunião dos Coordenadores dos Grupos de Trabalhos do VII CODEJE – Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais. O evento reúne as Escolas de todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país.

Na abertura, o presidente do CODEJE, desembargador Luiz Fernando Tomazzi Keppen, saudou os participantes e destacou a presença da UNICEF no evento, “com a perspectiva de nortear as Escolas nas atividades dirigidas aos adolescentes, tendo em vista a conexão que a entidade possui com a juventude e com a realidade brasileira”. O magistrado também falou da importância de promover discussões “neste período difícil para a República”, lembrando que as ações das Escolas Judiciárias devem “servir de exemplo, para manter a esperança em dias melhores para o Brasil”. Na sequência, o presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Abreu, falou do “orgulho de Santa Catarina” em sediar pela primeira vez a Reunião, apresentando o desafio da Justiça Eleitoral em contribuir com os partidos políticos, candidatos e, especialmente, com o eleitor, fazendo-o compreender “seu papel na construção do Estado Democrático de Direito”. Já o secretário do CODEJE, desembargador Adalberto Xisto Pereira, afirmou que o Colégio já é uma realidade nacional, já que “todos os Estados brasileiros têm suas Escolas, reforçadas com o apoio dos Tribunais Eleitorais”. Contudo, ressalvou que “é preciso que se defina um planejamento estratégico, possibilitando, por exemplo, o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por fim, a representante da UNICEF, Gabriela Mora, resgatou o compromisso firmado no final de 2015 com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que foi proposto o desenvolvimento da cidadania das novas gerações. “Queremos colaborar com a participação do jovem na vida pública do país, através de instrumentos e materiais pedagógicos adequados aos adolescentes”, concluiu.  

O evento seguiu com o debate, em grupos, além do planejamento estratégico para as Escolas, a proposta de ações a partir de três eixos: Pesquisa e Publicação; Cidadania; e Capacitação. Os resultados serão apresentados nesta sexta-feira (1), durante o segundo dia do evento.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social