TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Escola Judiciária do TRE-SC premia alunos em concurso de redação

16.12.2014 às 18:08

A Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral catarinense), realizou nesta segunda-feira (15) a premiação do III Concurso de Redação, que reuniu mais de 2 mil estudantes inscritos de escolas públicas e particulares. Com o tema sobre impunidade e corrupção, o concurso teve como objetivo despertar a importância da participação dos jovens no processo político, seja entendendo-o melhor, seja alistando-se como eleitor ou votando bem.

Os estudantes com melhores notas receberam o certificado de Honra ao Mérito Amigo da Justiça Eleitoral, além de premiações como notebook, cursos, smartphone, tablet, HD externo e livros. Todos os participantes, com textos submetidos à comissão julgadora, receberão o certificado emitido pela EJESC, que será entregue pelo juiz eleitoral na zona eleitoral dos municípios dos vencedores. Confira os ganhadores clicando aqui.

A entrega contou com a presença do jornalista Moacir Pereira que, além de fazer parte da comissão julgadora, discursou sobre política e educação. “Li todos os textos participantes e destaco a qualidade excelente”. O jornalista avaliou ainda que, diante do cenário negativo atual, com vários escândalos de corrupção e histórico de impunidades, ações como da EJESC vem desempenhar um importante papel com a educação. “Diante de tantas notícias ruins, é uma satisfação destacar as virtudes das ações do TRE-SC. A corrupção sem reações desestimula as gerações em relação aos valores”, destacou Moacir Pereira. 
 
O presidente do TRE-SC, desembargador Vandelei Romer, reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral em buscar mudar a realidade de corrupção e injustiças no Brasil. “Prezamos pelos cidadãos que lutem para mudar essa realidade, saiam da estagnação e reajam, como já vem acontecendo nas manifestações pacíficas contra injustiças e corrupções. Visamos estimular que as pessoas deixem de ser reféns do mal e passem a ser protagonistas do bem”, analisou Romer.

"Provocar a reflexão sobre assuntos relevantes é uma das nossas intenções. Embora modesta, é uma importante contribuição para tornar a nossa democracia mais sólida e a nossa política mais ética, ampla e includente", destaca o Juiz Carlos Vicente da Rosa Góes, Diretor da EJESC.

 II Concurso Cultural fotográfico

Na ocasião, foi realizada também a entrega da premiação do II Concurso Cultural Fotográfico, que teve como tema "Bastidores das Eleições 2014". O concurso foi aberto para a participação dos servidores da sede do TRE-SC e das zonas eleitorais, incluindo auxiliares eleitorais e estagiários, além daqueles que desempenham funções na Justiça Eleitoral, como os juízes, promotores eleitorais e terceirizados.

As fotos foram submetidas a uma Comissão Julgadora formada pelos fotógrafos profissionais Cid Junkes, Renato Gama e Lauro Maeda. Os três primeiros participaram da cerimônia de certificação e premiação de uma máquina fotográfica. Ao todo, foram apresentados 45 trabalhos. Aqueles classificados do 4º ao 25º também receberão um Certificado de Honra ao Mérito emitido pela EJESC. Conheça as imagens escolhidas clicando aqui.

Por Adoniran Peres

Assessoria de Imprensa do TRE-SC