TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Votação mista e JE Connect foram novidades nas Eleições 2014 em SC

06.10.2014 às 15:38

Nas eleições do último domingo (5) o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Cataria (TRE-SC) implementou duas inovações: a identificação mista e o JE Connect.

A primeira delas permitiu que eleitores de Florianópolis participassem de um projeto-piloto de identificação por meio de dados biométricos ou da maneira tradicional - através de documento de identificação com foto. Com a ação, os eleitores que cadastraram seus dados biométricos junto à Justiça Eleitoral até 7 de maio de 2014 identificaram-se utilizando a digital. Ao todo, aproximadamente 34 mil votantes do município estavam aptos a usar o novo sistema.

Por ter sido a primeira eleição com identificação biométrica na Grande Florianópolis, a novidade foi considerada um sucesso. Durante a votação, foram identificados alguns problemas pontuais que auxiliarão no aperfeiçoamento do sistema.

A intenção da Justiça Eleitoral com o projeto era estimular os cidadãos a fazer o cadastramento biométrico de forma voluntária, além de demonstrar a viabilidade da identificação do eleitor na urna eletrônica.

JE Connect 
Outro projeto-piloto implementado nas eleições em Santa Catarina foi a transmissão de todos os boletins de urna diretamente, dos 40 locais de votação do município de São José, via uma conexão até a sede do TRE-SC em Florianópolis, onde são contabilizados os votos.

Segundo o coordenador de Suporte e Infraestrutura Tecnológica do TRE-SC, Eron Domingues, o sistema funcionou corretamente. “A apuração em São José foi concluída às 18h15, demonstrando a agilidade na contagem dos votos. Agora precisamos avaliar os custos e a logística do sistema e pensar sobre a possibilidade de ampliação para outros municípios”, explica.

Assessoria de Imprensa do TRE-SC