TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Três urnas serão sorteadas no sábado (25) para a votação paralela

24.10.2014 às 13:23

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, a exemplo do que ocorreu na véspera do primeiro turno das eleições, no dia 4 de outubro passado, realizará novamente no próximo sábado (25), às 9h, o sorteio de três urnas eletrônicas das 15.143 seções eleitorais do estado, sendo uma da Capital e duas do interior, as quais foram usadas na simulação da votação de domingo (05), no primeiro turno das eleições.

A votação paralela é um dos principais sistemas criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica.

O procedimento é constituído de uma auditoria que mostra à sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é segura. A votação sempre ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a fiscalização do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta para acompanhamento por parte da imprensa e sociedade civil.

A cerimônia do sorteio será pública e ocorrerá na Sala de Sessões do TRESC. Logo após esse evento, os juízes das zonas eleitorais das três urnas sorteadas serão comunicados para substituí-las por urnas de contingência.

As urnas sorteadas serão trazidas para o local onde ocorrerá a votação paralela, no prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) em Florianópolis, na Rua São Francisco, nº 234, Centro. Elas serão guardadas por policiais até às 7h30 do dia 26 de outubro, horário no qual a simulação começará, com previsão de término para as 17h.

Ainda no sábado, as pessoas presentes ao sorteio serão convidadas a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição. Participarão dessa etapa alunos do Educandário Imaculada Conceição, de Florianópolis.

Os nomes e números serão reais porque as urnas já estão configuradas e lacradas com os dados dos candidatos e todo o processo é feito com a urna que estaria funcionando na respectiva seção. 

Após as cédulas de papel serem preenchidas, elas serão depositadas em urnas de lona, que serão lacradas e encaminhadas ao local da votação paralela, onde permanecerão também sob guarda policial até a manhã de domingo, para utilização na auditoria.

A Comissão de Votação Paralela, que coordena os trabalhos nas eleições de 2014, é composta pelo juiz de direito Marcelo Carlin, na condição de presidente, e também integrada por quatro servidores do Tribunal: Synara Corrêa Negrão de Paula, Cláudia Regina Damasceno Luciano, Andréa Bernadete Tobias Granja e Maximiniano Simões Sobral, designado como secretário da comissão.

Por Elstor Werle

Assessoria de Imprensa do TRE-SC