TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC prepara urnas eletrônicas para segundo turno

24.10.2014 às 15:12

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições 2014 em Santa Catarina já estão devidamente lacradas e armazenadas nos cartórios eleitorais, desde o último domingo (19).

Para que quase 5 milhões de catarinenses escolham seu candidato à Presidente da República neste domingo (26), o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) finalizou todos os preparativos das urnas conforme determinado no planejamento das eleições 2014. E ainda, para que o funcionamento das urnas eletrônicas ocorra com toda normalidade prevista no domingo, além de passar por novos testes de funcionamento, os equipamentos passaram por procedimentos como: vistorias, preparação e conferência de carga plena de bateria, lacres intactos, identificações e chave.

A entrega das quase 15 mil urnas nos locais de votação será realizada na tarde do próximo sábado (25), entre 14h e 19h, em todo estado. As urnas utilizadas nas eleições deste ano serão distribuídas nos 3.895 locais de votação, em todo território catarinense, com a supervisão de servidores da Justiça Eleitoral. Até sábado as urnas ficarão armazenas nos locais determinados pelas Zonas Eleitorais.

Entre os meses de julho a agosto deste ano procedeu-se o transporte dos equipamentos até os cartórios das 105 zonas eleitorais do Estado. A distribuição das urnas para os locais de votação foi estabelecida através de um Sistema de Rotas, entre as Zonas Eleitorais e a empresa de transporte Reunidas, contratada por intermédio de processo licitatório para a prestação do serviço.

Além da distribuição e do recolhimento das urnas, a transportadora contratada também ficou responsável por recolher as mídias. “A empresa estabeleceu um acordo com os cartórios e foram elaboradas rotas de recolhimento das mídias de forma ágil, transportadas por motos até o local de transmissão dos dados”, explica Walter Luiz Rausch, da Seção de Planejamento e Acompanhamento do TRE-SC.

1% de urnas substituídas no 1º turno

Um total de 173 urnas que apresentaram problemas técnicos foram substituídas no primeiro turno das eleições 2014, no domingo (5). Esse número representa cerca de 1% das quase 15 mil urnas utilizadas na eleição catarinense. O percentual de troca registra a mesma média dos últimos anos, conforme já aconteceu nas eleições de 2012, por exemplo, quando foram substituídas 174 urnas eletrônicas em todo estado.

Segundo Walter Luiz Rausch, da Seção de Planejamento e Acompanhamento do TRE-SC, as urnas substituídas no primeiro turno estão passando por manutenção e após os testes de aprovação poderão ser configuradas como urnas de contingência para o segundo turno. “Entre os problemas apresentados nas urnas que tiveram que ser substituídas no primeiro turno estão: travamentos, falha de impressão, problemas na inicialização, teclado e bateria”, explicou.

Do total de urnas eletrônicas, 14.592 estão em seções eleitorais, 325 são para justificativas e 11 são para voto em trânsito. Existem, ainda, 1.771 locais de votação em área urbana, e 2.199 locais de votação em área rural. Para o segundo turno, caso ocorram problemas técnicos com algumas das urnas utilizadas no domingo, o TRE-SC deixou reservadas aproximadamente outras 2.700 de contingência que já estão armazenadas nas Zonas Eleitorais.

João Sebastião de Andrade, da Seção de Voto Informatizado, explica que foi montada uma central de suporte no município sede onde fica cada Zona Eleitoral, além de postos de suporte nas cidades. “Sendo assim, a Zona Eleitoral alocou as quantidades de urnas conforme a necessidade de cada município”, explica.

Por Adoniran Peres

Assessoria de Imprensa do TRE-SC