TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC faz sorteio para testar confiabilidade das urnas

25.10.2014 às 11:36

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou na manhã deste sábado (25), véspera do segundo turno das eleições 2014, o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela, um dos principais sistemas criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica.

As urnas escolhidas no sorteio deste sábado (25) foram: Seção 192 da 101ª Zona Eleitoral de Florianópolis, - SESC – Serviço Social do Comércio; Seção 109 da 43ª Zona Eleitoral – Xanxerê, localizada em Faxinal dos Guedes – Escola de Educação Básica Professor Salustiano Antônio Cabeira; e Seção 137 da 48ª Zona Eleitoral de Xaxim – localizada no município de Entre Rios,- Escola Indígena de Ensino Fundamental Paiol de Barro.

Na ocasião do sorteio, as pessoas presentes foram convidadas a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição. Os nomes e números para votações utilizadas são reais porque as urnas já estão configuradas e lacradas com os dados dos candidatos e todo o processo é feito com a urna que estaria funcionando na respectiva seção.

Após as cédulas de papel terem sido preenchidas, elas foram depositadas em urnas de lona, que foram lacradas e encaminhadas ao local da votação paralela, onde permanecerão sob guarda policial até a manhã de domingo (26), para utilização na auditoria.

As urnas sorteadas serão levadas para o prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) em Florianópolis, na Rua São Francisco, nº 234, Centro. Serão guardadas por policiais até às 7h30 deste domingo (26), horário no qual a simulação começará, com previsão de término para as 17h.

Para a organização da votação paralela, uma equipe foi especialmente constituída pelo TRE-SC para atuar neste final de semana. A votação sempre ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a fiscalização do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta para acompanhamento por parte da imprensa e sociedade civil.

Sobre a Votação Paralela

A ação, realizada em todos os TREs do Brasil, tem como objetivo mostrar à sociedade que a urna eletrônica utilizada é segura, além de servir como ação anti-fraude e consolidar a segurança do sistema de votação eletrônica.

Por Assessoria de Imprensa do TRE-SC