TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC faz balanço positivo das eleições no Estado

05.10.2014 às 21:07

Durante nove horas de votação, 4.058.912 eleitores catarinenses compareceram às urnas para escolher seus candidatos. O resultado foi a reeleição do atual governador Raimundo Colombo, do PSD, com 51,36% dos votos válidos – 1.763.735 votos.

Apesar do comparecimento, o índice de abstenção foi o mais alto já registrado: 16.41%. A marca supera as Eleições de 1998, quando a abstenção foi de 16,29%. Brancos e nulos representaram 7,63%, e 7,77% nestas eleições.

O primeiro município a totalizar os votos no Estado foi Ibiam, vizinho à Joaçaba, no meio-oeste. A cidade terminou a apuração às 17h08m15s. Já em Içara, a seção eleitoral nº 458 foi a única a passar por votação manual por conta de um problema em uma urna eletrônica. Segundo informações do chefe de cartório da região, a votação terminou por volta das 18h30.

Urnas eletrônicas

Ao todo, 152 urnas foram substituídas, número que representa cerca de 1% de todas as urnas utilizadas na eleição catarinense. Para garantir que os equipamentos pudessem ser trocados em caso de problemas técnicos, o TRE-SC resguardou cerca de 2.700 urnas para contingência. 

De acordo com o chefe da Seção de Planejamento e Acompanhamento das Eleições do TRE-SC, Walter Rausch, as substituições ocorridas estão dentro do previsto e ficam dentro da média dos último anos.

Ocorrências policiais

A Polícia Militar registrou durante o dia 48 ocorrências. Dentro dessa estatística, 33 se referem a cidadãos detidos; e apenas um candidato a deputado estadual foi detido por fazer boca de urna no município de Florianópolis, sendo, posteriormente, liberado.

Mesmo com toda tensão criada em torno dos atentados violentos no Estado, não foi preciso solicitar a presença emergencial do exército em nenhum dos locais de votação, onde os eleitores puderam votar sem preocupação.

Disque Eleitor

O Disque Eleitor – serviço telefônico de tira-dúvidas ao eleitor - registrou um aumento no número de atendimentos neste domingo. Até as 16h40, aproximadamente 5.000 ligações foram registradas. Desde o dia 25 de setembro, data em que o serviço entrou em funcionamento, mais de sete mil ligações foram recebidas. A maior parte das dúvidas foi sobre como encontrar o local de votação e como justificar a ausência às urnas.

Biometria

Por ter sido a primeira eleição com identificação biométrica na Grande Florianópolis, a novidade foi considerada um sucesso pela administração do TRE-SC. Durante a votação, alguns problemas pontuais foram identificados e corrigidos. No dia, também foram identificadas oportunidades para aperfeiçoar o sistema utilizado nas urnas, que devem ser aprimorados futuramente. 

Por Assessoria de Imprensa do TRE-SC

***Sobre o problema verificado em uma urna eletrônica em Içara, até o presente momento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) não recebeu nenhum recurso sobre o tema. Segundo a Junta Apuradora, a questão deverá ser submetida aos juízes do TRE-SC a partir desta segunda-feira (06) para uma decisão definitiva.