TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC entrega urnas nos locais de votação neste sábado (04)

02.10.2014 às 13:59

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) começa a distribuir as urnas eletrônicas em mais de 900 roteiros de todo território catarinense na tarde deste sábado (04). No total, são 14.899 urnas eletrônicas, sendo 14.592 sessões eleitorais, 296 urnas de justificativas e 11 urnas de voto em trânsito.

No Estado haverá 1.771 locais de votação em área urbana e 2.199 em área rural, totalizando 3.970 locais de votação nos 295 municípios de Santa Catarina.

Os equipamentos serão distribuídos nos locais de votação aos delegados de prédio, das 14 às 19 horas, no sábado, com a supervisão de servidores da Justiça Eleitoral. A distribuição das urnas foi estabelecida através de um Sistema de Rotas, entre as Zonas Eleitorais e a empresa de transporte Reunidas, contratada por intermédio de um processo licitatório.

Além da distribuição e recolhimento das urnas, a empresa de transportes também vai realizar o recolhimento das mídias. “A empresa estabeleceu um acordo com os cartórios e foram elaboradas rotas de recolhimento das mídias de forma ágil, a serem transportadas por motos até o local de transmissão dos dados”, explica Walter Luiz Rausch, da Seção de Planejamento e Acompanhamento do TRE-SC.

No dia 05 de outubro, depois do encerramento do processo de votação, as urnas serão recolhidas dos locais de votação e enviadas para os Cartórios. No dia das eleições, após a finalização dos procedimentos dos mesários, todo o material será entregue aos Delegados de Prédio, que farão a entrega do envelope com as mídias (votos) aos responsáveis pelo recolhimento com motos. Os demais materiais, como urnas, pastas e cabinas, também serão recolhidos pela empresa de transporte contratada.

As urnas foram entregues nas Zonas Eleitorais entre os meses de julho e agosto. Após todo processo de revisões, treinamentos de utilização, entrega nos cartórios eleitorais e nos posto de votação, no próximo sábado, tudo ficará pronto para que os mais de 4,8 milhões eleitores possam votar com segurança no próximo domingo, dia cinco de outubro de 2014. 

Por Adoniran Peres

Assessoria de Imprensa do TRE-SC