TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes é reinstalado no TRE

04.10.2014 às 12:43

Ex-presidentes prestigiam o evento.

A Justiça Eleitoral catarinense reinstalou, nesse sábado (4), o Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes. Estiveram presentes à solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Vanderlei Romer; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Sergio Baasch Luz;  o ministro Hélio Mosimann e os desembargadores Francisco Xavier Medeiros Vieira,  Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho, Alcides dos Santos Aguiar, Sérgio Torres Paladino, João Martins e Anselmo Cerello, todos ex-presidentes da Corte Eleitoral catarinense.

Após o descerramento da placa de reinstalação, o desembargador Vanderlei Romer fez uso da palavra. Em um discurso caloroso, o presidente do TRE-SC destacou a relevância do Centro de Memória “para que se possa perpetrar a lembrança daqueles que já nos deixaram saudades no convívio diário”.

“Quem não teve um passado, não terá futuro”. Essa foi a mensagem que Romer deixou, pouco antes de concluir: “eu sou muito grato por poder ser presidente dessa Corte Eleitoral, que já foi dirigida com tanta competência pelos desembargadores e ministro aqui presentes ”.

Funcionamento do Centro de Memória

O Centro de Memória, que anteriormente funcionava no mezanino da sala de sessões da sede do TRE-SC, agora ocupa também o hall.

Segundo o coordenador de Gestão da Informação, Edmar Sá, a reinstalação visa  aproximar o acervo do centro de memória das pessoas que frequentam o TRE-SC, além de valorizar a memória da Justiça Eleitoral catarinense.

Além de voltar a abrigar a história da evolução dos títulos eleitorais, urnas, cédulas eleitorais, sistemas de apuração e alistamento, móveis e objetos que representam diversas épocas da Justiça Eleitoral catarinense, o Centro de Memória também faz uma homenagem aos presidentes da Corte com a instalação da Galeria Virtual, que apresenta slides com fotos e informações dos desembargadores que ocuparam a presidência do TRE-SC de 1945 a 2014.

“O Centro de Memória preserva a história para que as gerações futuras possam ter conhecimento da vida dos povos antecessores”, disse Edmar, que também lembrou que a constante evolução da Justiça Eleitoral torna a preservação de sua história ainda mais importante.

O novo espaço cultural do TRE-SC está aberto para visitações da comunidade, no horário das 13 às 20h, de segunda à sexta-feira. As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (48) 3251-3714, ou pelo e-mail museu@tre-sc.jus.br.

Por Sylvia Penkuhn

Assessoria de Imprensa do TRE-SC