TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Alunos da Unisul vivenciam práticas eleitorais em visita ao TRE-SC

20.10.2014 às 18:41

Daniel Sell, coordenador de sessões, explicou sobre a estrutura e funcionamento do TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, TRE-SC, recebeu na tarde desta segunda-feira (20), a visita de acadêmicos da 8ª fase do curso de direito da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Na ocasião, cerca de 30 estudantes da disciplina de direito eleitoral tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo a sessão de julgamentos do Pleno, além de conhecer a estrutura do Tribunal e tirar dúvidas sobre os assuntos eleitorais em palestra proferida pelo servidor Daniel Schaeffer Sell, coordenador de sessões do TRE-SC. 

Antes do início da sessão de julgamentos, Sell apresentou a estrutura orgânica e a composição da Corte explicando, por exemplo, como acontece a escolha dos juízes para o julgamento dos processos nas sessões judiciais. “O TRE é um órgão misto que favorece uma melhor discussão eleitoral”, explicou.

Entre outros assuntos, os acadêmicos discutiram e tiraram dúvidas sobre: segurança das urnas eletrônicas, avanços da Justiça eleitoral, prestação de contas dos candidatos e partidos, biometria e importância da justiça eleitoral para a democracia.

Segundo a professora da disciplina, Solange Buchele de Schaiage, a visita tem o objetivo de aproximar os alunos da Justiça Eleitoral catarinense e conhecer a prática do Tribunal. “Acho muito importante e proveitosa a oportunidade oferecida pelo TRE-SC de abrir as portas para os alunos, pois assim conseguir-se-á despertar ainda mais a vontade deles atuarem na área do direito eleitoral, já que o assunto ainda é novo e pouco conhecido para muitos”, ressaltou.

A professora destacou ainda que o site do TRE-SC vem ajudando os alunos com as pesquisas no decorrer do semestre. “O site auxilia bastante em pesquisas sobre processos e leis eleitorais, o que facilita o aprendizado sobre a disciplina”, destaca a professora.

Selll destacou a importância da visita dos alunos para o fortalecimento da justiça eleitoral e democracia. “Registro o meu entusiasmo com essa visita, importância que talvez os alunos não consigam medir agora. Pois ver o funcionamento e de como a teoria é aplicada dentro da sala de sessões, acredito ser muito necessário para o aprendizado e desperte o interesse dos estudantes”, destacou.

Por Adoniran Peres

Assessoria de Imprensa do TRE-SC