TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TRE-SC abrirá V Simpósio Judiciário e Imprensa

09.06.2014 às 16:20

O presidente em exercício do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), Sérgio Baasch Luz, participará da abertura da quinta edição do Simpósio Judiciário e Imprensa, promovido pela AMC (Associação de Magistrados Catarinenses) e ACI (Associação Catarinense de Imprensa). O evento será realizado no dia 10 de junho, com início às 8h30, e reunirá operadores do Direito e da Comunicação.

O objetivo da ação é oferecer informações relevantes sobre o processo eleitoral, contribuindo para que jornalistas possam fazer uma cobertura equilibrada, ética e transparente. Na programação estão previstas apresentações sobre “os desafios do sistema eleitoral brasileiro” e sobre “as principais novidades no processo eleitoral de 2014”.

Para o juiz Romano José Enzweiler - um dos palestrantes do evento - a interação entre imprensa e instituições que coordenam o pleito eleitoral é essencial para o aprendizado recíproco e sem barreiras. Neste sentido, concorda com ele o comentarista político Moacir Pereira, quando afirma que o evento “constitui-se uma oportunidade de relacionamento entre os magistrados que coordenam o processo e os jornalistas que fazem a cobertura das eleições, possibilitando explicações de pontos críticos da lei eleitoral”.

As vagas são gratuitas e limitadas, por isso, para participar é necessário fazer a inscrição no site. Aos presentes serão fornecidos certificados de participação. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar suas dúvidas, contribuindo os temas abordados.

O encontro, mais do que propiciar um debate de alto nível técnico sobre aspectos inerentes ao pleito eleitoral, representa um grande passo em direção ao aperfeiçoamento das instituições democráticas em favor da cidadania catarinense. O simpósio conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).

Solenidade de abertura
8h30 – Presidentes da AMC, ACI, TJ/SC e TRE/SC

Palestra inicial
9h - Desembargador Sérgio Baasch Luz, Presidente do TRE/SC 

Painel 1

9h30 – Os desafios do sistema eleitoral brasileiro; As principais novidades no processo eleitoral de 2014;

Desembargador Ronei Danielli
Juiz Romano Enzweiler
Desembargador Ricardo Roesler (mediador)
Jornalista Cláudio Prisco Paraíso
Jornalista Moacir Pereira 

Painel 2

10h45 – As principais novidades no processo eleitoral em 2014

Juiz Fernando de Castro Farias
Juiz Hélio do Vale Pereira
Juiz eleitoral Marcelo Peregrino (mediador)
Jornalista Roberto Azevedo
Jornalista Cláudio Thomas

Encerramento
12h

Local

Avenida Prefeito Osmar Cunha, número 91, Centro, Florianópolis