Após quatro dias de funcionamento, o serviço de atendimento ao eleitor via telefone – o chamado Disque Eleitor – já respondeu às perguntas de 263 eleitores. Até o momento, as principais dúvidas foram sobre o alistamento, transferência eleitoral, documentos necessários e em que locais o eleitor deveria comparecer.
O atendimento está sendo realizado pelo 0800-645-8732 e qualquer cidadão com dúvidas sobre seu cadastro eleitoral pode entrar em contato com a Justiça Eleitoral.
De acordo com a chefe de gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral, Simone dos Santos Di Bernardi Martins, o objetivo do procedimento é esclarecer o eleitor e reduzir as filas de atendimento que se formam durante este período do ano por conta do prazo para o alistamento eleitoral, que termina no dia sete de maio. “Muitos eleitores comparecem ao cartório eleitoral sem ter necessidade, por isso, decidimos criar um serviço que esclarecesse a dúvida do cidadão e evitasse a formação de filas”, explicou.
Pelo serviço via telefone, o eleitor poderá obter informações como documentação necessária para cadastro ou transferência eleitoral, orientações sobre portadores de necessidades especiais, endereço das ZEs, plantões, biometria, voto em trânsito, quitação eleitoral e voto, além de pode enviar reclamações para a Ouvidoria do TRE-SC.
O fechamento do cadastro eleitoral não implica a interrupção de todos os serviços ao eleitor. A obtenção da segunda via do título eleitoral, por exemplo, pode ser conseguida até 25 de setembro. Por isso mesmo, é importante que o eleitor se informe e verifique se há necessidade de buscar a Justiça Eleitoral.
Caso o eleitor preferir, também pode acessar outro serviço semelhante: o Tira Dúvidas.
Fechamento do cadastro eleitoral
Até o dia sete de maio devem procurar os cartórios aqueles que queiram tirar seu primeiro título, regularizar seu título (cancelado ou suspenso), transferir o título de município ou mudar o local de votação.
Expediente
O Disque Eleitor funcionará entre os dias 28 de abril e 7 de maio e será feito pelo telefone 0800-6458-732. Ligue antes de comparecer ao cartório!
Confira o expediente de trabalho:
De 28/04 até 02/05 – das 12h às 20h (o feriado de 1º de maio não terá atendimento)
De 03/05 até 04/05 – das 9h às 16h
De 05/05 até 07/05 – das 8h às 20h
Por Sylvia Penkuhn / Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC
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