TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cerca de 4 mil locais de votação são verificados em SC

04.04.2014 às 17:57

A Justiça Eleitoral catarinense terminou nesta sexta-feira (04/04) a vistoria de todos os locais de votação no Estado. Durante seis semanas, servidores de 105 cartórios eleitorais percorreram 3.956 locais de votação para verificar (in loco ou via questionário) as atuais condições dos locais em que serão instaladas cerca de 15 mil seções de votação.

Segundo um balanço do coordenador de eleições do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), Paulo Dionísio Fernandes, a maioria dos locais de votação apresenta boas condições para abrigar as seções eleitorais. Ainda segunda ele, eventuais problemas encontrados - como pouca iluminação, falta de tomadas, etc - serão solucionados até o dia das eleições.

Parte integrante do Plano de Ações das Eleições 2014, a inspeção dos locais com a revisão de dados e o levantamento das necessidades de materiais elétricos constitui-se em uma das primeiras atividades desenvolvidas pelos Cartórios Eleitorais visando às próximas eleições.

A partir dessa primeira observação, duas novas ações serão feitas. “O planejamento prevê três etapas: a primeira, a qual acabamos de realizar, é a chamada vistoria inicial; a segunda é a adequação dos lugares que apresentaram falhas; e a terceira, em agosto, é uma vistoria final para averiguar se as mudanças realmente foram feitas”, explica o coordenador de eleições.

Acessibilidade
Nos locais onde votam eleitores com deficiência de locomoção e que não possuam adequada acessibilidade às seções, o mantenedor do local será comunicado pela Justiça Eleitoral, a fim de tomar as providências cabíveis para a adaptação. “Após a identificação dos locais onde votam portadores de necessidades especiais, na medida do possível, faremos todos os esforços necessários para facilitar ao máximo o acesso desses eleitores”, explica o Coordenador de Eleições.

No estado de Santa Catarina a maioria das seções eleitorais está localizada em prédios públicos, sobretudo em escolas municipais e estaduais, que em grande parte já estão devidamente adaptadas para receber os eleitores com deficiência de locomoção.

Em 5 de outubro de 2014, aproximadamente 4 milhões e 800 mil eleitores catarinenses comparecerão às urnas para eleger representantes aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.

Notícias relacionadas
TRE-SC inicia vistoria de cerca de 4 mil locais de votação em SC