TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC contribui para revista "Voto Feminino" lançada pela Assembleia

31.03.2014 às 17:03

Servidores do TRE-SC compareceram ao lançamento da revista.

Nesta quarta-feira (26), aconteceu o lançamento da revista “Voto Feminino - história de luta cívica em Santa Catarina”, lançada pela Assembleia Legislativa. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina teve uma importante participação na concretização do projeto, fornecendo dados para pesquisa e o acesso a documentos históricos, que se encontram sob a guarda da Seção de Arquivo, localizada em São José.

Dois servidores publicaram trabalhos na revista, sendo um deles o artigo "Histórico do TRESC", elaborado pela chefe da Seção de Arquivo, Soraya dos Santos, em parceria com Adriane Lopes. O outro artigo, intitulado "O Sufrágio Feminino no Brasil e em Santa Catarina", é de autoria do servidor Rodrigo Camargo Piva, que compareceu na solenidade de lançamento, ao lado do coordenador de Gestão da Informação, Edmar Sá.

A publicação é uma parceria do Parlamento e sua Bancada Feminina, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e do Instituto Catarinense de Estudos Sociais Políticos e Econômicos (Icespe). Foram impressos mil exemplares da primeira edição da revista, que será distribuída gratuitamente a pesquisadores, prefeituras e câmaras municipais, além do envio a todas as assembleias estaduais.

Entre os destaques da publicação estão os dados legais sobre o processo que estabeleceu o voto feminino no estado, além de reportagens sobre os momentos marcantes de luta das mulheres em Santa Catarina. O lançamento de mais duas edições está programado para 2014, sendo que uma delas abordará os movimentos e a chegada ao poder municipal e a outra, a repercussão das próximas eleições.

Por Stefany Alves / Sylvia Penkuhn
Assessoria de Imprensa do TRE-SC