TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

TRE-SC firma convênio com prefeitura de Florianópolis

19.12.2013 às 14:06

Na tarde desta quarta-feira (18) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), desembargador Eládio Torret Rocha recebeu o Prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, e o procurador-geral municipal, Julio César Marcellino Jr., na Central de Atendimento ao Eleitor da Capital. O motivo do encontro foi a assinatura de convênio entre a Corte Eleitoral catarinense e o Município de Florianópolis.

Segundo os termos do convênio, o Município de Florianópolis cederá mais três servidores para auxiliarem nos trabalhos de recadastramento biométrico pelas zonas eleitorais florianopolitanas (atualmente há apenas um servidor cedido). “É um importante momento. Estamos contribuindo para o fortalecimento da lisura das eleições”, disse o Prefeito da Capital.

O presidente do TRE-SC ressaltou a importância do convênio “para a conclusão dos trabalhos de recadastramento biométrico”, e lembrou que “a biometria é um caminho sem volta. E esse convênio é um ato que demonstra a vontade de retomar a implantação da biometria no Estado”.

Após a assinatura do convênio, César Souza Júnior e Julio César Marcellino Jr. aproveitaram a oportunidade e já fizeram seus recadastramentos biométricos. “Eu aceitei o convite feito pelo presidente do TRE-SC. Esse é um relevante projeto e queremos incentivar a população em geral a que faça o mesmo”, disse o prefeito.

Eládio Torret Rocha agradeceu as presenças do prefeito e do procurador-geral do município e frisou que “o recadastramento biométrico é um processo rápido e é o futuro do Brasil". "Inclusive, acredito que ainda nas eleições de 2014 já teremos a eleição híbrida aqui em Florianópolis, que é um projeto-piloto em andamento e recebi a informação de que está bastante adiantado”.

O presidente do TRE-SC estendeu o convite à população para que compareçam ao cartório e façam o seu recadastramento biométrico “e assim ajudem a construir a cidadania”.

Em seguida, o prefeito municipal agradeceu a parceria firmada com a Corte Eleitoral catarinense e parabenizou o desembargador Eládio Torret Rocha pela gestão à frente do TRE-SC, bem como a todos os servidores da Justiça Eleitoral de Santa Catarina. “Quem sabe possamos pensar em estender esse serviço – biometria – para a Prefeitura, por exemplo, a saúde e o transporte coletivo”, disse entusiasmado.

A solenidade foi finalizada com a entrega do novo título eleitoral do prefeito de Florianópolis pelo presidente do TRE-SC, impresso após o recadastramento biométrico, cujo procedimento foi realizado por Max Wille da Silva, um dos servidores cedidos pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Também estiveram presentes na solenidade o Juiz Eleitoral Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva (101ª Zona Eleitoral – Florianópolis), a Juíza Eleitoral Haidée Denise Grin (13ª Zona Eleitoral – Florianópolis), secretários, coordenadores e demais servidores da Justiça Eleitoral catarinense.

Sylvia Penkuhn
Assessoria de Imprensa do TRE-SC