TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Presidente do TRE-SC recebe visita do Prefeito de Florianópolis

03.12.2013 às 18:29

Na tarde da última terça-feira (3) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), desembargador Eládio Torret Rocha, e o diretor-geral, Sérgio Manoel Martins, receberam a visita do Prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior.

Acompanhado do procurador-geral do município, Julio César Marcellino Jr., o prefeito agradeceu a parceria firmada com a Corte Eleitoral de Santa Catarina para a realização das eleições dos 104 diretores das unidades educacionais de Florianópolis. “Eu passei por algumas das escolas e as eleições transcorreram bem. A participação foi significativa”, disse.

O presidente do TRE-SC, após informar que levou ao conhecimento da Corte a realização dessas eleições, afirmou que o ato foi uma demonstração de cidadania. “Florianópolis deu uma lição de cidadania.”

Em seguida, o desembargador Eládio Torret Rocha agradeceu as presenças do prefeito e procurador-geral municipais e explicou sobre a importância da biometria. “É um caminho sem volta. A biometria aumenta ainda mais a confiabilidade do sistema.”

“Hoje Santa Catarina tem a biometria instalada em São João Batista – que abrange Major Gercino e Nova Trento -, e está implementando o projeto em outros 13 municípios. Em Florianópolis o cadastramento biométrico vem acontecendo desde junho”, salientou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral catarinense.

Eládio Torret Rocha também explicou que as prefeituras têm se mostrado solícitas à Justiça Eleitoral, prestando o auxílio necessário para que a biometria possa ser implementada com sucesso. “Porém, em Florianópolis, contamos com apenas um servidor municipal. Temos quatro zonas eleitorais e, assim, precisaríamos de outros três servidores, um para cada cartório”, esclareceu.

César Souza Júnior imediatamente se prontificou a buscar os três servidores que a Justiça Eleitoral necessita para agilizar a implantação da biometria. “É um projeto importante, estratégico. A prefeitura irá firmar essa parceria.”

A reunião foi finalizada com um convite do presidente do TRE-SC ao prefeito de Florianópolis: passar pelo recadastramento biométrico. “Deixo um convite para que o prefeito e o procurador-geral do município façam também o seu recadastramento biométrico. É um processo rápido. E a biometria é o futuro do Brasil”. O prefeito atendeu ao apelo. “Quando firmarmos a parceria para a cessão dos servidores municipais, iremos ao cartório. Será um incentivo para a população em geral”, concluiu.

Sylvia Penkuhn

Assessoria de Imprensa do TRE-SC