TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Joinville incentiva integração dos jovens à Justiça Eleitoral

12.12.2013 às 17:18

A reunião aconteceu às 10h da quinta-feira (12)

Aconteceu na manhã da quinta-feira (12) uma reunião no Fórum de Justiça de Joinville, com a finalidade de elaborar uma campanha de incentivo ao alistamento e à integração dos jovens no processo eleitoral.

Segundo o juiz da 95ª Zona Eleitoral, Yhon Tostes, somente em Joinville residem aproximadamente 16 mil eleitores com idade inferior a 18 anos e superior a 16 anos e deste total, nem 10% possui título de eleitor.

O objetivo é realizar mutirões de alistamento eleitoral nas escolas, bairros carentes e pátios de grandes empresas, além de levar informação para todos os estudantes da rede pública de Joinville.

Em janeiro do próximo ano acontecerão reuniões a fim de discutir as estratégias para a concretização da campanha, que também terá tradução simultânea em libras, e para a realização dos mutirões.

A iniciativa partiu do juiz da 95ª ZE, que após visitar uma escola estadual constatou que a falta de tempo e de informação muitas vezes servem como obstáculos entre os jovens e a Justiça Eleitoral."As campanhas veiculadas pelo TRE-SC e pelo TSE ajudam, porém, penso que está na hora de dar um passo mais concreto para incentivar o alistamento eleitorais dos jovens", destacou o magistrado.

Entre os presentes no encontro estavam o vice-presidente substituto do TRE-SC, desembargador José Volpato de Souza, o juiz da 95ª Zona Eleitoral, Yhon Tostes, o vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho, o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, a Assessora-Chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere, o Chefe de cartório da 95ª ZE, Iranel Mores, além de representantes da Associação Comercial e Industrial de Joinville e das secretarias estadual e municipal de educação.

Por Stefany Alves / Sylvia Penkuhn
Assessoria de Imprensa do TRE-SC