TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Eleições para diretores em Florianópolis ocorrem normalmente

02.12.2013 às 18:50

Aconteceram neste último sábado (30) as eleições para diretores das 104 unidades educacionais de Florianópolis. O processo de votação contou com a participação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que disponibilizou urnas eletrônicas e capacitou mesários para o pleito. O resultado oficial dos eleitos será divulgado hoje (2), a partir das 19h.

O processo de escolha foi semelhante às eleições oficiais, sendo cada unidade educacional equivalente a um município – no caso de eleições majoritárias. Segundo o coordenador de eleições substituto do TRE-SC, João Sebastião de Andrade, a sessão de suporte, montada na sede da prefeitura, recebeu diversas ligações durante o dia, mas a maioria das perguntas foi destinada à Comissão Eleitoral sobre o preenchimento de atas, denúncias etc.

Das 236 urnas utilizadas nas escolas, apenas cinco precisaram ser substituídas. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Pedro Rodrigues da Silva, as trocas não interferiram na qualidade do pleito. “Tivemos probleminhas com apenas cinco urnas, mas foi tudo resolvido prontamente”, destacou.

Para o secretário de educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, a parceria com o TRE-SC auxilia na conscientização dos alunos e os aproxima do processo democrático. “Esta também é uma forma de ensiná-los a utilizar a urna, hoje como estudantes, e amanhã como eleitores”, disse.  Para o secretário, as eleições ocorreram tranquilamente e tiveram boa participação de pais e alunos.

Das 32.448 pessoas aptas a votar, cerca de 15 mil compareceram às urnas (47% dos votantes).  A participação não era obrigatória. Haverá indicação em no mínimo oito instituições por falta de quorum – os candidatos precisavam de pelo menos 33% dos votos válidos para se eleger -, outras sete unidades não tiveram candidatos. Os diretores eleitos assumem a nova gestão no dia 2 de janeiro e permanecem no cargo pelos próximos três anos.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRE-SC