TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Desembargador Vanderlei Romer toma posse como juiz efetivo no TRE-SC

19.12.2013 às 17:33

A cerimônia também deu posse ao Des. Sérgio Luz como juiz substituto

O desembargador Vanderlei Romer tomou posse nesta quinta-feira (19) como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Na ocasião também foi dada posse ao desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz como juiz substituto. Eleitos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), os dois novos integrantes atuarão na Corte pelo próximo biênio.

Em cerimônia solene na sede da Justiça Eleitoral Catarinense, Romer proferiu seu discurso citando o respeito e a referência do TRE-SC em todo o Brasil. “Essa admiração não se deve ao acaso, mas sim às prudentes decisões, à constante modernização do modelo administrativo e à aplicação de avanços tecnológicos para garantir a segurança e a confiabilidade das eleições”, disse.

O novo juiz efetivo também lembrou que não há receita pronta para acabar com os problemas de corrupção eleitoral no país, mas que o assunto merece um debate sério e efetivo. Eleito pelos membros do TRE-SC como presidente, Romer assumirá a chefia em cinco de fevereiro de 2014, data em que finda o mandato do atual dirigente, Eládio Torret Rocha.

Quem são os novos juízes

Vanderlei Romer
Nascido em Videira (SC) em 29 de outubro de 1945, Vanderlei Romer formou-se em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Ingressou na magistratura como juiz substituto em 13 de abril de 1977 e passou a atuar na comarca de Palmitos. Também foi juiz substituto em Rio do Sul. Em 1979, assumiu como juiz titular em Tangará, tendo atuado na mesma função nas comarcas de Xaxim, São Joaquim, São Francisco do Sul, Tubarão e Joinville.

 Ingressou no TJ-SC como desembargador substituto em agosto de 1996 e obteve a condição de titular em 2001, tendo atuado na antiga Câmara Cível Especial e na 2ª Câmara de Direito Civil. Atualmente integra a 1ª Câmara de Direito Público, o Grupo de Câmaras de Direito Público, o Órgão Especial e o Pleno do TJ-SC.

Foi juiz eleitoral em diversas zonas eleitorais do estado e coordenou, em duas gestões, a Comissão (hoje Conselho) de Tecnologia da Informação na época em que foi implantada a informatização no Poder Judiciário em Santa Catarina.

Sérgio Roberto Baasch Luz
Com 61 anos, Sérgio Roberto Baasch Luz é natural de Florianópolis e iniciou na magistratura catarinense como juiz substituto na comarca de Urubici, em 1981. Promovido a juiz titular da comarca de São Carlos em 1983, atuou posteriormente nas comarcas de Maravilha, São Miguel do Oeste, Chapecó e Florianópolis.

Promovido a juiz de direito de 2º grau, com lotação na Capital, em 2000, passou a exercer o cargo de desembargador em 2001. No Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi presidente da 1ª Câmara de Direito Público até 1 de fevereiro de 2002; e 2º vice-presidente do TJSC com mandato previsto até 31 de janeiro de 2014.

Composição
Segundo o artigo 120 da Constituição Federal, o TRE-SC é composto por dois juízes dentro os desembargadores do TJ; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo TJ, de um juiz do TRF, e dois juízes nomeados pelo Presidente da República.