TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz Paulo Marcos de Farias toma posse no TRE-SC

17.07.2013 às 18:27

Presidente e Vice do TRE-SC recebem novo juiz (ao centro)

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) tem um novo integrante. Indicado para a vaga deixada pelo juiz Luiz Antônio Zanini Fornerolli, na categoria de Juiz Substituto, o juiz Paulo Marcos de Farias tomou posse nesta quarta-feira (17), devendo atuar no biênio que se estenderá até 16/07/2015.

A posse transcorreu em ato que se realizou no Gabinete da Presidência do TRE-SC, contando com a presença de integrantes do Pleno, servidores e familiares.

Ao termo de posse, lido pelo diretor-geral Sergio Manoel Martins, seguiu-se a saudação do presidente do TRE-SC, desembargador Eládio Torret Rocha, que desejou boas vindas e êxito ao juiz empossado.

O juiz Paulo Marcos, inicialmente, agradeceu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na pessoa do desembargador Luiz Cézar Medeiros, vice-presidente e corregedor do TRE-SC, presente ao ato, pela indicação e voto de confiança.

O magistrado também elogiou a iniciativa em se criar o Conselho de Gestão Estratégica e Integração para implementar novas iniciativas na Justiça Eleitoral Catarinense, a partir de um amplo debate envolvendo ações de todos os segmentos que a compõem. Aduziu, que se coloca à disposição, sempre que convocado, para colaborar no que for preciso no processo de fortalecimento da instituição.

Por fim, lembrou uma frase dita pelo juiz Hélio do Valle Pereira quando de sua posse como juiz titular da Corte, ao referir-se às ações que  se esperam de  um juiz, ou seja: “a sua missão estará cumprida  não tanto pela força e imutabilidade de suas decisões, mas sim pela sua imparcialidade”.

Currículo

O juiz Paulo Marcos de Farias, 39 anos, em 1996, formou-se em Direito pela Faculdade Regional de Blumenau (FURB). Cursou a Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina em 1997 e ao prestar concurso público para a vaga de Juiz de Direito Substituto em Santa Catarina, em 1999, obteve aprovação em 2º lugar, tendo tomado posse no dia 9 de junho daquele ano. Exerceu a vice-presidência da Associação de Magistrados Catarinenses, de 2005 a 2007. Atuou como juiz de direito nos municípios de Itapiranga, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville e Florianópolis.

O Pleno do TRE-SC é composto de dois desembargadores do Tribunal de Justiça, que exercem a presidência e a vice-presidência. Atuam na Corte, ainda, dois juízes de Direito, um juiz federal e dois juristas – estes, nomeados pelo presidente da República. As sessões ordinárias acontecem nas segundas e quartas-feiras, a partir das 17hs.

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC