TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Em Major Gercino, eleitor tem até dia 31 para fazer cadastramento

17.07.2013 às 16:02

Posto de Atendimento terá expediente prolongado para atender ao público

Dos 3.021 eleitores do município de Major Gercino, 2.176 já realizaram seu cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral até a última segunda-feira. Os outros 845 restatenes têm até o próximo dia 31 de julho para efetuar seu cadastro. O procedimento é obrigatório para todos os eleitores que obtiveram seu título antes do dia 29 de abril de 2012. 

Para finalizar as inscrições e facilitar o atendimento ao eleitor, o Posto de Atendimento, que está funcionando na Prefeitura de Major Gercino, terá expediente prolongado: no sábado e no domingo, o funcionamento será das 9h às 16h; já nos dias 29, 30 e 31 de julho, das 9h às 18h.

Para fazer o procedimento é preciso levar comprovante de residência (com data entre 01/07/2012 e 31/03/2013) e documento oficial de identidade com foto. Caso o eleitor não consiga comprovar sua residência, ele deve demonstrar – por meio de documento oficial - que possui ligação com o município.

O eleitor que não comparecer terá seu título cancelado e, além de não poder votar, também sofrerá uma série de restrições para o exercício de sua cidadania, como não poder participar de concursos públicos, estar impedido de fazer carteira de identidade, passaporte, etc.

Cadastramento em SC

Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estar veiculando em nível nacional a Campanha de Biometria - que divulga o cadastramento biométrico e esclarece dúvidas de eleitores sobre a nova tecnologia - a implantação do novo sistema só é obrigatória em Major Gercino. No restante do estado, a implementação está ocorrendo de forma gradativa, com coleta de dados biométricos ocorrendo de forma ordinária em Florianópolis, Nova Trento e São João Batista, onde o comparecimento dos eleitores não é obrigatório.

Nesses três municípios, a Justiça Eleitoral colhe os dados dos eleitores que comparecem ao cartório eleitoral para realizar alguma das seguintes operações: alistamento (primeiro título); transferência de município e revisão de dados (atualização de dados pessoais ou mudança de local de votação). Mais informações sobre a implantação do sistema biométrico em Santa Catarina pelo site do TRE-SC.

Notícias relacionadas

Cadastramento biométrico acontece em quatro cidades do estado
Cadastramento biométrico em Major Gercino e Nota Trento é deflagrado

Por Elstor Werle / Stefany Alves / Rafael Spricigo