TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Cadastramento biométrico acontece em quatro cidades do Estado

14.06.2013 às 18:38

Campanha em vídeo do TSE apresenta biometria à população.

Na última quarta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral começou a veicular a Campanha de Biometria, que tem como objetivo divulgar o recadastramento biométrico e esclarecer as dúvidas dos eleitores sobre a nova tecnologia. Em Santa Catarina, está ocorrendo o cadastramento de dados biométricos em Florianópolis, Major Gercino, Nova Trento e São João Batista.

Nestes quatro municípios, a coleta está acontecendo de forma ordinária, ou seja, a Justiça Eleitoral vai colher os dados dos eleitores que comparecerem ao cartório eleitoral para realizar alguma das seguintes operações: alistamento (primeiro título); transferência de município e revisão de dados (atualização de dados pessoais ou mudança de local de votação). Mais informações sobre a implantação do sistema biométrico em Santa Catarina pelo site do TRE-SC.

Na capital, o ato que oficializou a implantação da Sistemática de Atendimento Biométrico na Central de Atendimento ao Eleitor aconteceu no última terça-feira (11), sob a coordenação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Eládio Torret Rocha. “Se hoje nós temos um processo que é considerado seguro, a partir do momento que introduzirmos a coleta de dados e a votação biométrica, evidentemente vamos aumentar ainda mais a segurança do sistema eleitoral”, destacou o presidente do TRE-SC.

Na mesma oportunidade, o juiz da 101ª Zona Eleitoral (Florianópolis), Claúdio Eduardo Régis de Figueiredo, explicou que “a partir de agora todos os atendimentos a serem realizados pela Central do Eleitor da Capital serão feitos já pelo novo sistema". Dessa forma, as pessoas não precisam se preocupar em correr aos cartórios, pois a coleta de dados será feita sempre que algum eleitor comparecer.

Já em São João Batista, o cadastramento está acontecendo no cartório da 53ª Zona Eleitoral, local também  recomendado aos eleitores de Nova Trento para realizem o procedimento. A chefe de cartório da 53ª ZE, Rosiane de Souza Catarina, explicou que a previsão é que no segundo semestre deste ano, seja implantado um posto de atendimento em Nova Trento para atender os eleitores da cidade.

O cadastramento em Major Gercino está acontecendo no Posto de Atendimento que funciona no prédio da Prefeitura Municipal das 13h às 18h. O cadastramento será feito até o dia 31 de julho.

Mais informações sobre o sistema biométrico no site do TSE.

Por Stefany Alves / Elstor Werle
Assessoria de Imprensa do TRE-SC