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Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
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Ações da Ouvidoria ampliam diálogo entre Justiça Eleitoral e cidadãos

19.06.2013 às 16:23

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) passará por algumas mudanças durante este ano. As alterações a ser desenvolvidas foram estipuladas no Plano de Ações de 2013 - documento criado a pedido do presidente do Tribunal catarinense, desembargador Eládio Torret Rocha -, que tem por objetivo facilitar e otimizar o diálogo entre a Justiça Eleitoral e a sociedade.

Entre as alterações previstas estão a instalação de caixas coletoras de manifestações em todos os Cartórios Eleitorais e a inclusão da Ouvidoria do Tribunal em mídias sociais, como Facebook ou Twitter. Essas providências visam a aproximar a Justiça Eleitoral do cidadão e facilitar a sua participação ativa, com o envio de sugestões de melhorias, críticas, reclamações ou elogios.

Para o juiz ouvidor, Marcelo Ramos Peregrino Ferreira, a Ouvidoria representa um instrumento de calibragem das ações da Justiça Eleitoral. Por meio dela é possível avaliar como a população percebe os serviços prestados pela entidade, quais são as suas necessidades e que respostas devem ser dadas para tornar a Justiça mais eficiente. “Neste sentido, a Ouvidoria é, sobretudo, uma ferramenta de gestão”, ressaltou Peregrino.

Outra proposta, que deve ser implantada pelo TRE-SC, é o projeto “Ouvidoria Itinerante”, cuja meta é ir ao encontro do cidadão em seus locais de convívio, apresentando a eles a Ouvidoria e o Tribunal. A ideia é realizar palestras em escolas e associações de pais e professores, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), para divulgar os serviços da Ouvidoria e a importância da manifestação para a melhoria dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. "Temos muitos materiais educativos que podem auxiliar neste projeto", destacou o juiz.

O que é a Ouvidoria

A Ouvidoria do TRE-SC tem por missão servir de canal de comunicação direta entre o cidadão e a Justiça Eleitoral catarinense. Seu objetivo consiste em orientar, transmitir informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Tribunal.

Para solicitar informações, fazer reclamações, elogios ou deixar sugestões basta enviar mensagem através do Formulário de Contato, pelos telefones (48) 3251-3700 e 3251-3790 ou via e-mail ouvidoria@tre-sc.jus.br. Para os casos mais comuns, os eleitores podem recorrer à página de Perguntas Frequentes, sanando suas dúvidas sem precisar enviar uma solicitação ao Tribunal.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa de TRE-SC