TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Justiça Eleitoral de SC retoma projeto de identificação biométrica

22.04.2013 às 16:49

No último dia 15 de abril, a Justiça Eleitoral catarinense retomou o projeto de identificação biométrica no estado. A ação contempla inicialmente os eleitores dos municípios de Nova Trento e Major Gercino, que compõem a 53ª Zona Eleitoral, São João Batista.

Na primeira semana de coleta dos dados biométricos, o movimento de eleitores foi considerado satisfatório pela chefe de cartório, Rosiane de Souza Catarina: “cerca de 125 eleitores compareceram ao cartório, o que representa um número elevado em comparação à frequência normal”, apontou.


Expansão do cadastramento biométrico no estado

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Eládio Torret Rocha, afirmou que Florianópolis será o próximo município a receber os kits biométricos e que a expansão para outros municípios está em estudo.

O início da identificação dos eleitores da Capital está previsto para maio deste ano. “A coleta de dados será feita quando o eleitor for realizar o atendimento ordinário, ou seja, o alistamento eleitoral, a 2ª via de título, a transferência ou a revisão dos dados pessoais”, informou.

Vantagens da nova tecnologia de identificação

Para a realização do cadastramento são utilizados os "kits-bio", conjuntos compostos por scanner, computador e mini-estúdio fotográfico para a captação de dados cadastrais pessoais, foto, digitais dos dez dedos das mãos e assinatura digital.

Nas eleições o mesário identificará o eleitor após o sistema comparar as impressões digitais deste com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Além de praticamente eliminar a intervenção humana nessa etapa, uma outra grande vantagem da tecnologia da biometria é impedir que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, já que cada ser humano possui impressões digitais únicas.

São João Batista foi uma das três cidades brasileiras pioneiras na biometria em 2008

O município de São João Batista (SC) foi um dos três escolhidos, ao lado de Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO), para a realização do projeto-piloto de implementação do sistema que prevê o registro de eleitores por meio de impressão digital e fotografia.

A coleta de dados aconteceu no mês de março de 2008 e, no total, 16.064 pessoas foram cadastradas.

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC