TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Encontro de Corregedores valoriza a integração entre os TREs do país

16.04.2013 às 15:53

O evento, realizado em Rio Quente/GO nos dias 11 a 13 de abriu, reuniu corregedores de todo país

O Corregedor e Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Luiz Cézar Medeiros, participou, nos dias 11 a 13 de abril, do XXXIII Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral.

O evento, que aconteceu em Rio Quente/GO, reuniu corregedores de todo país e teve como objetivo debater assuntos relacionados às Eleições de 2014, à Biometria e à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE), contando com a presença da ministra Laurita Vaz, que sucederá, no fim do mês corrente, a Corregedora Geral Eleitoral, ministra Nancy Andrighi.

Na abertura dos trabalhos, foi empossado o novo presidente do Colégio, desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, corregedor no Estado de São Paulo.

Os participantes abordaram temas diversos de interesse das unidades correcionais, destacando-se o Processo Judicial Eletrônico, com palestra do juiz auxiliar da Presidência do CNJ e componente do Comitê Gestor do PJe no mesmo Conselho, Paulo Cristovão de Araújo Silva Filho. Outro tema que mereceu destaque foi o Programa Biometria 2012-2014, com exposição do Secretário da Corregedoria Geral Eleitoral, Sérgio Cardoso.

Ao fim, foi firmada por todas as autoridades a Carta de Rio Quente, na qual constaram, dentre outras deliberações, a comunicação ao TSE do apoio do Colégio à virtualização do processo nas ações eleitorais e às propostas do Sindicato dos Servidores em Goiás, relativas à criação de cargos na Justiça Eleitoral e isonomia nas funções de chefes de cartório. No documento, está ainda contido encaminhamento de propostas de melhorias a refletirem nos processos de prestação de contas e de estudos para criação e regulamentação de gabinetes de gestão de segurança das eleições.

Encontro - O Colégio de Corregedores Regionais da Justiça Eleitoral reúne-se periodicamente, desde de 2000, com a finalidade de discutir temas relevantes para Justiça Eleitoral, bem como a busca de uniformização de procedimentos relacionados as suas atividades institucionais.

Os trabalhos das Corregedorias Regionais Eleitorais garante a regularidade dos serviços relacionados às eleições, assegurando a correta aplicação de princípios e normas, entre elas, a fiscalização dos trabalhos nos seus Estados, a expedição de orientações sobre procedimentos e rotinas a serem observadas pelos cartórios eleitorais.

Por Assessoria de Imprensa do TRESC