TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Votos das eleições proporcionais em Saudades serão retotalizados

26.11.2012 às 18:30

A juíza da 66ª Zona Eleitoral (Pinhalzinho), Heloisa Beirith, publicou nesta segunda-feira (26), nas páginas 33 e 34 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, um edital de convocação para uma audiência pública de reprocessamento e retotalização dos votos da eleição proporcional de 2012 no município de Saudades.

Foram convocados todos os candidatos, representantes, membros dos diretórios municipais, o representante da OAB, o promotor eleitoral e os demais interessados para a audiência, que acontecerá na quinta-feira (29), às 18h, nas dependências do Cartório Eleitoral de Pinhalzinho.

Entenda o caso

O motivo para a audiência pública foi a cassação do registro de candidatura do vereador eleito de Saudades, Clério Antônio dos Santos (PMDB), o segundo mais votado do município. A juíza eleitoral julgou procedente a representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e condenou o vereador também ao pagamento de multa de R$ 1 mil Ufir.

O MPE alegou que, no dia 23 de agosto, o representado teria conversado com Claudine Hubner, questionando-a sobre o cadastro do seu esposo, José Heissler, no programa habitacional da cidade. Depois de confirmar o interesse do casal em adquirir um imóvel na cidade, Santos teria dito à mulher que se ela e seu esposo o apoiassem em sua candidatura, eles conseguiriam o imóvel, caracterizando assim a prática ilícita de sufrágio, prevista no artigo 41-A da Lei n° 9.504/1997 (Lei das Eleições).

O representado argumentou que Claudine é filiada ao Partido dos Trabalhadores, que é contrário ao seu partido e que não teria oferecido vantagem alguma à mulher, até porque ele não teria poder para gerenciar o programa habitacional.

A juíza julgou procedente a representação, explicando que no caso não é importante a filiação de Claudine, já que ela não teve envolvimento direto na eleição e nem teria apoiado a campanha de nenhum adversário político do representado.

“Pouco importa também o fato de o representado poder ou não conceder o favorecimento ofertado. Isso porque o eleitor não tem como averiguar tal circunstância para só então ‘crer’ ou não na oferta”, concluiu a magistrada.

Recurso ao TRESC

O vereador eleito de Saudades entrou com recurso, que tem efeito devolutivo, ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina na última terça-feira (20), a fim de modificar a sentença de 1° grau. Esse recurso aguarda ainda julgamento.

O efeito devolutivo faz com que a mesma matéria seja revista, por meio do qual a parte faz devolver o caso para ser re-analisado pelo mesmo juízo ou por outro de instância superior. Contudo, este efeito recursal não impede o prosseguimento da execução, ou seja, posto que o recurso seja manejado, o processo tende a continuar correndo.

Por Stefany Alves / Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC