TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz Ivorí Scheffer toma posse como titular do TRESC

19.11.2012 às 20:34

O juiz federal Ivorí Luis da Silva Scheffer, da 2ª Vara Federal Criminal de Florianópolis, foi empossado no cargo de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em solenidade realizada nesta segunda-feira (19). O magistrado, que já atuou na Corte catarinense como juiz substituto entre 10 de novembro de 2010 e 9 de novembro de 2012, exercerá a função de titular pelo período de dois anos.

A cerimônia iniciou às 17h10 na Sala de Sessões do Tribunal e foi dirigida pelo presidente em exercício da instituição, desembargador Eládio Torret Rocha. 

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades e convidados. A mesa principal foi composta pelos juízes do Pleno; pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol; pelo representante do governo de Santa Catarina, procurador-geral do Estado João dos Passos Martins Neto; e pelo representante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Sérgio Torres Paladino. Os trabalhos foram secretariados pela secretária judiciária do TRESC, Clycie Damo Bertoli. 

Saudações 

Após a lavratura do termo de posse, o juiz Marcelo Ramos Peregrino Ferreira homenageou o empossado em nome da Corte Eleitoral. Primeiramente, salientou o currículo do novo julgador, enfatizando a importância da presença de um “magistrado de escola, filósofo por natureza, maduro e firme nas suas convicções” no Tribunal. “Porque aqui dialogamos e testemunhamos o poder inaugural do sufrágio universal ungir os seus representantes, cabendo-nos zelar por esta passagem, mantendo-a impoluta, sem, contudo, esquecermos dos limites próprios da intervenção judicial.”

Na sequência, o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, prestou também as suas saudações ao novo juiz, salientando o período em que trabalharam juntos como servidores do TRF, da 4ª região, em Porto Alegre/RS e, posteriormente, já em Florianópolis, em determinados feitos junto a Vara Federal titularizada pelo magistrado. 

“Nas poucas ocasiões, em que tive a oportunidade de presenciar as manifestações de Vossa Excelência, senti-me extremamente confortado, ciente de que Vossa Excelência como julgador sabe pautar-se com coragem e independência, apresentando uma clara compreensão dos fatos e circunstâncias que permeiam as condutas, objeto de nossos processos eleitorais (...) Seja, portanto, bem vindo Dr. Ivorí a este ambiente de grandes batalhas e de muito trabalho, mas no qual impera também um grande sentimento de irmandade”, finalizou.

Palavras proferidas pelo novo juiz 

O novo integrante da Corte Ivorí Luis da Silva Scheffer agradeceu a todos os presentes na cerimônia, em especial aos amigos, familiares e sua equipe de trabalho. Em seguida, destacou a eficiência da atuação da Justiça Eleitoral, que tem garantido o livre exercício do voto secreto e a legitimação dos pleitos.

Logo depois, o magistrado afirmou sua fé no homem político que, “ao cabo, são os clientes, os jurisdicionados da Justiça Eleitoral”. “Quero reafirmar aqui a minha fé na política partidária. Não fosse a política, os homens e mulheres que se dispõem a trabalhar pela sociedade brasileira, exercendo um cargo público eletivo, a opção seria o autoritarismo, que há 20 anos, já mostrou não ser uma experiência satisfatória. Pelo contrário, foi uma experiência muito ruim, de cerceamento das lideranças, de desorganização da sociedade civil. Então, essa é a nossa democracia, com as suas falhas, mas com seus grandes acertos”, enfatizou. 

Por fim, o magistrado falou do orgulho que sentia em fazer parte da Corte do TRESC e prestou uma homenagem aos seus pais. “Quero elevar o meu pensamento para encontrar, onde quer que estejam, os meus pais Getúlio Scheffer e Francisca da Silva Scheffer para agradecer-lhes, do fundo da minha alma, pelo bom caminho que me propiciaram. A eles é que devo tudo. Muito obrigado!”, concluiu.

Antes de encerrar a Sessão, o desembargador Eládio Torret Rocha ainda agradeceu a contribuição do juiz Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, que deixou a Corte na semana passada, e estava presente na solenidade. Além de dar as boas vindas ao juiz recém empossado, desejando-lhe muito êxito e enfatizando o convívio fraternal do Pleno.

Leia mais:

14/11/2012 - Ivorí Scheffer será empossado como titular do TRESC na segunda (19)

Por Ellen Ramos
Assessoria de Imprensa do TRESC