TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

SC define 2º turno por volta das 19 horas

28.10.2012 às 20:51

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina terminou a apuração dos votos às 19h30 deste domingo (28). Porém, por volta das 19h, os resultados já estavam definidos nas três cidades que tiveram 2º turno no estado (Blumenau, Florianópolis e Joinville). Dos 922.641 eleitores de SC, 83,06% compareceram às urnas, ou seja, 766.394 votaram para eleger os futuros representantes municipais.

O quadro geral da votação nas três cidades catarinenses está disponível no site do TRESC através deste link.

O primeiro município a conhecer o seu prefeito foi Florianópolis, com a apuração encerrada às 18h50m55s. Cerca de 30 minutos depois, Joinville totalizou a última urna, mais precisamente às 19h21m33s. Logo em seguida, às 19h28m56s, Blumenau encerrou por completo sua apuração.

No maior colégio do estado (Joinville), Udo Dohler (PMDB) venceu com 54,65% dos votos válidos, contra 45,35% obtidos por Kennedy Nunes (PSD). Em Florianópolis, a disputa acirrada foi concluída com a vitória de Cesar Souza Júnior (PSD), que teve 52,64%, enquanto Gean Loureiro (PMDB) alcançou 47,36%.

Por fim, Blumenau, que pela primeira vez viveu a experiência de um segundo turno, elegeu Napoleão Bernardes (PSDB), que recebeu 70,70% dos votos válidos, contra 29,30% de Jean Kuhlmann (PSD).

Urnas substituídas e ocorrências policiais

No último levantamento, divulgado às 17h deste domingo (28), pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, foram registradas 31 ocorrências de troca de urna no estado, sendo oito delas em Blumenau, oito em Joinville e 15 em Florianópolis.

Os motivos mais frequentes para as trocas foram: problemas na tela do terminal do eleitor e travamento do relógio, afetando os registros de data e hora.

Com relação à segurança pública, o 2º turno foi concluído com apenas uma ocorrência policial registrada. Por volta das  15h40, um eleitor foi flagrado realizando propaganda de  boca de urna no Campeche, na Capital. Segundo a assessoria de imprensa do polícia militar, por ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, apenas foi lavrado um termo circunstanciado e o eleitor foi liberado.

Eleições foram um sucesso

Logo após a conclusão da totalização no estado, o presidente do TRESC, desembargador Luiz Cézar Medeiros, falou sobre a dedicação e efetividade dos servidores da Justiça Eleitoral catarinense. “A vontade e o comprometimento dos nossos servidores é o principal instrumento que faz com que as nossas eleições sejam assim exitosas”, afirmou. “Todo servidor da Justiça Eleitoral, no dia que é também seu dia, está de parabéns”, completou.

O desembargador Medeiros salientou ainda o sucesso do 2º turno em termos de segurança pública, com o registro de apenas uma ocorrência policial. “Considerando o grande número de eleitores, seções e pessoas envolvidas, podemos dizer que o sucesso foi absoluto, visto que o número de ocorrência é inexpressivo perto da grandiosidade da festa cívica que nós tivemos”, concluiu.

Por Assessoria de Imprensa do TRESC