TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Duas urnas da capital foram sorteadas para votação paralela

27.10.2012 às 12:12

Na manhã deste sábado (27), véspera do 2º turno das eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina realizou  o sorteio de duas urnas para serem utilizadas na votação paralela, que ocorre simultaneamente ao horário de votação normal de domingo (28), das 8h às 17h.

O critério de sorteio para o 2º turno é similar ao que ocorreu no 1º. Assim, é sorteada uma urna de qualquer um dos três municípios em que vai haver a eleição, ou seja, Blumenau, Florianópolis e Joinville, e a outra tem de ser necessariamente da capital.

Primeiramente, foi sorteada uma urna da seção de nº 195, que fica na E.E.B. Pero Vaz de Caminha, da 101ª Zona Eleitoral (ZE) e a outra, da seção nº 3, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da 100ª ZE, ambas da capital. Apesar de elas serem do mesmo município, não podem pertencer à mesma ZE.

No total, 31 alunos do Educandário Imaculada Conceição, da Capital, participaram do encontro auxiliando no sorteio das urnas, do índice de abstenção e preenchimento das mil cédulas que foram distribuídas, pois cada urna precisa ter ao menos 500 cédulas. Na urna da 101ª ZE não houve índice de abstenção, já na da 100ª ZE 16% dos eleitores não vão comparecer no dia da votação.

O presidente do TRESC, desembargador Luiz Cézar Medeiros, cumprimentou os estudantes no início do sorteio e ressaltou a importância de eles comparecerem “mais uma vez neste ato de civismo, exercendo a sua cidadania e colaborando no processo democrático, através da participação na votação paralela, que comprova a segurança da urna eletrônica".

O juiz de Direito, Vilson Fontana, presidente da comissão da votação paralela, observou a importância para a Justiça Eleitoral de estes estudantes "mesmo antes de terem o seu cadastro eleitoral já participarem da vida política, pois serão os eleitores de amanhã, que serão representados pelas cédulas preenchidas, as quais serão usadas para computar os votos nas urnas eletrônicas”.

Os estudantes Luidy Mauri Bellei (9º ano) e Camilla Varela (2º ano, ensino médio), que ajudaram nos sorteios, disseram que o momento é oportuno para que eles conheçam um ambiente novo e  estejam envolvidos, também, no processo político. Além disso, ressaltaram como é interessante conhecerem os bastidores de uma eleição e avaliarem a importância da escolha dos representantes, pois durante 4 anos a cidade em que vivem ficará nas mãos destes escolhidos.

Por Mariana Eli/ Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC