TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Tribunal cria sistema para auxiliar partidos e emissoras

20.09.2012 às 19:05

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina começou a utilizar, desde 21 de agosto, o sistema AUGE, o qual efetua o cadastramento de partidos e emissoras para a entrega e o recebimento de mídias que serão utilizadas no Horário Eleitoral Gratuito. O objetivo do sistema é facilitar o registro e o controle dos legitimados para esses procedimentos.

A 1ª versão do sistema está sendo testada, por enquanto, como um projeto-piloto em Florianópolis. Essa avaliação pretende analisar como é o comportamento dessa nova ferramenta para que, nas eleições gerais de 2014, possa ser usada de forma definitiva pela Justiça Eleitoral catarinense.

O projeto foi idealizado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que antes realizava esse trabalho manualmente. Segundo a servidora Evelise Alves Niero, da Coordenadoria de Atividades Judiciárias e Correicionais, "a ideia é disponibilizar o sistema a fim de que os partidos políticos possam cadastrar as pessoas indicadas a entregar as mídias nas emissoras, e também para as emissoras definirem quem irá recebê-las". As alterações dos dados podem ser feitas até as 24 horas de cada dia. Cabe ao TRESC apenas cadastrar novas emissoras no sistema.

O acesso, no momento, é realizado por meio de um link que foi disponibilizado às emissoras e os partidos da Capital, mas posteriormente haverá um caminho no próprio site do Tribunal. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), foi pensado para suprir as necessidades de eleições municipais e gerais. O sistema possibilita ainda a consulta dos veículos de imprensa por todos os usuários do TRESC.

Uma das inovações tecnológicas utilizadas no sistema permite que haja atualização automática com a base de dados do Sistema de Candidaturas (CAND) e do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), ambos providos pelo TSE, para informações de partidos, coligações e cargos em disputa a cada pleito realizado.

Confira mais informações sobre o assunto no vídeo acima.

Por Mariana Eli / Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC