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Mais de 900 mesários já iniciaram treinamento-piloto pela internet

24.08.2012 às 19:12
Foto de mesários trabalhando

Treinamento busca democratizar conhecimento

Há apenas quatro dias no ar, o treinamento-piloto de mesários pela internet, elaborado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TSE, já foi acessado por 919 mesários. Dentre eles, 119 já concluíram o curso até o momento.

A expectativa é de que cerca de 14 mil mesários de sete estados (Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) participem deste treinamento-piloto, o que representa 1% dos mesários que geralmente não são convocados para treinamentos presenciais pelos TREs, e são o público-alvo desta ação.

"A iniciativa veio após a realização e o sucesso que o treinamento de mesários no exterior teve em 2010", explica a secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Ana Cláudia Braga Mendonça.

Para Ana, o objetivo principal deste treinamento é democratizar o conhecimento, fazendo com que todos os integrantes da seção eleitoral estejam devidamente treinados no dia do pleito e, assim, possam melhor atender o eleitor.

O objetivo, segundo a secretária, é de que no futuro todos os mesários possam ser treinados via internet. "Além de acarretar economia de custos, a informação chegará a todos de forma linear", disse.

Ao final do curso, cada participante responderá um questionário de avaliação quanto ao treinamento. As informações serão utilizadas de forma a melhorar os próximos treinamentos.

Módulos

Além dos módulos básicos de treinamento que incluem conhecimentos sobre urna eletrônica, identificação do eleitor, com e sem biometria, material da seção e outros, foi incluído o módulo Ética, Cidadania e Acessibilidade, que abordará o aspecto comportamental dos mesários.

O treinamento visa sensibilizar o mesário quanto à importância do seu papel na realização das Eleições, imbuindo-o do sentimento de prestação de serviço.

Neste ano, o tema acessibilidade será tratado com atenção especial. Os mesários serão treinados para darem atendimento adequado a eleitores idosos, com deficiência, analfabetos ou com necessidades especiais.

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Fonte: TSE