TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Juiz de Joinville nega cautelar para retirar perfil falso do Twitter

13.08.2012 às 15:41

O juiz da 95ª Zona Eleitoral, Yhon Tostes, indeferiu pedido cautelar e julgou extinta ação proposta pelo candidato à reeleição para o cargo de prefeito em Joinville, Carlito Merss  (PT), contra publicações postadas na rede social Twitter e consideradas ofensivas pelo político. A decisão foi proferida na sexta-feira (10).

O candidato alegou que foi criado um perfil falso no site, denominado "Carlito Merss", que constantemente veicula ofensas, injúrias e difamações, que atentam contra a sua imagem. Merss pediu providências à Justiça Eleitoral para a imediata retirada dessa conta, a apuração dos dados do responsável pelas atualizações e a instauração de inquérito policial.

Embora tivesse deferido anteriormente pedido semelhante em outra ação cautelar do candidato, o magistrado destacou que seu posicionamento estava sendo revisto nesse novo caso diante do caráter satisfativo da medida. "Ao meu sentir, se afigura inadequado o procedimento eleito pela parte autora, em razão da natureza preparatória da ação cautelar. Já a pretensão aforada tem nítido caráter satisfativo", afirmou o juiz.

O magistrado destacou que o deferimento anterior foi contra o Facebook, que possui representação no Brasil, ao contrário do Twitter, entidade que é representada juridicamente nos Estados Unidos, o que impossibilita o pedido de citação pela via postal solicitada por Merss. Desse modo, uma das condições da ação, o interesse de agir, ficou ausente.

Leia mais:

01/08/2012 - Liminar suspende perfil falso do prefeito de Joinville no Facebook

Por Mariana Eli / Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC