TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram

Notícia

Início conteúdo

Tribunal elege novos presidente e vice para comandar Eleições 2012

07.05.2012 às 20:30

Posse dos novos mandatários será no dia 21 - Foto: Rogério Nunes

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina elegeu nesta segunda-feira (7) o desembargador Luiz Cézar Medeiros para a presidência da instituição e o desembargador Eládio Torret Rocha para a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral. Ambos tomarão posse daqui a duas semanas, em 21 de maio, e comandarão as próximas eleições municipais no estado. 

Após o anúncio do resultado, o presidente eleito disse que "a vida nos coloca, por vezes, em caminhos que não gostaríamos de trilhar naquele momento", referindo-se aos desembargadores Irineu João da Silva e Solon d'Eça Neves, que o antecederam na Corte e faleceram recentemente. 

Ao mesmo tempo, o desembargador Medeiros assumiu o compromisso de se empenhar para fazer uma grande eleição e poder contribuir na consolidação da democracia. "Queremos fazer uma eleição com absoluta lisura e, em nome da Justiça Eleitoral, tenho a honra de poder contar com a colaboração de todos", destacou. 

Já o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral acentuou que não estava programado para assumir os cargos, mas, diante das circunstâncias, afirmou que não poupará esforços.

"Pretendo que a Justiça Eleitoral de Santa Catarina permaneça no patamar que ostenta, ou seja, uma das melhores do Brasil e, para isso, quero dar o melhor de mim", reforçou o desembargador Rocha.

Currículo do novo presidente 

Natural de Joinville (SC), o presidente eleito é graduado em Direito pela Fundação Educacional do Polo Geo Educacional do Vale do Itajaí (Fepevi), Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

Desembargador desde  setembro de 2000, Luiz Cézar Medeiros atualmente integra a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Também é coordenador de Planejamento e Orçamento no Conselho de Gestão, Modernização Judiciária e Políticas Públicas e Institucionais, além de participar da Comissão Permanente de Divisão e Organização Judiciária e da Comissão Permanente de Regimento Interno do TJ-SC. 

Além disso, leciona matérias de Direito em várias entidades de ensino superior e já publicou artigos abrangendo temas ligados à área de Direito Civil. 

Currículo do novo vice-presidente e corregedor

Natural de Meleiro (SC), o desembargador Eládio Torret Rocha graduou-se em Direito e fez Mestrado em Direito Público na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tornou-se juiz de Direito em 1979 e obteve promoção para o cargo de desembargador em 2001. No TJ-SC, já presidiu a 1ª Câmara de Direito Comercial, comandou a Corregedoria-Geral de Justiça (2005-06) e ocupou a 1ª vice-presidência da instituição (2006-08). 

Atualmente, preside a 4ª Câmara de Direito Civil e o Comitê Gestor dos Documentos Arquivísticos do TJ-SC, além de ser membro do Conselho de Gestão, Modernização Judiciária, de Políticas Públicas e Institucionais. 

Também tem publicações e profere aulas e palestras nas áreas de Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Infortunístico do Trabalho. 

Por Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC