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TRESC é destaque em mídias sociais na Justiça Eleitoral

07.05.2012 às 16:17

Página no Facebook completará um ano no dia 23 - Arte: TRESC

De acordo com levantamento feito pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRESC é um dos dois únicos regionais, ao lado do TRE da Bahia, que divulgam informações nas três mídias sociais pesquisadas: Facebook, Twitter e YouTube.

Assim como o TSE, que já adota as mídias sociais para manter um relacionamento efetivo com os cidadãos a partir da divulgação de informações de interesse público em tempo real, o TRESC também utiliza essas novas ferramentas para disseminar suas atividades.

Com dois anos e meio de existência, a conta oficial do TRESC no Twitter tem 2.005 seguidores e já realizou 2.710 postagens. Ao seguir o Tribunal, os usuários têm acesso, em primeira mão, às decisões mais relevantes da Corte e se informam sobre as principais ações da Justiça Eleitoral para eleições e prestação de serviços aos eleitores, entre outros temas.

A página do TRESC no Facebook, por sua vez, completará um ano daqui a duas semanas, no dia 23, e publica informações que são acompanhadas por cerca de 340 pessoas. Já o canal da Corte no YouTube, oficialmente no ar desde setembro de 2010, tem hoje 89 vídeos e contabiliza quase 16 mil visualizações.

Quadro geral dos TREs

Conforme a pesquisa, a maioria dos 27 TREs do país dispõe atualmente da ajuda das novas mídias sociais para aperfeiçoar a comunicação com os eleitores.

O Twitter é a ferramenta mais usada pelas cortes regionais, 19 no total: Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

No YouTube, há quatro TREs que possuem canais: Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Já o Facebook tem presença de cinco TREs: Alagoas, Bahia, Paraná, Rondônia e Santa Catarina.

As assessorias de comunicação do TRE-AM, TRE-AP, TRE-CE, TRE-MT, TRE-PA, TRE-PI e TRE-TO não comunicaram se utilizam alguma das novas mídias. A assessoria do TRE-MS informou que deve passar a adotar essas novas ferramentas em breve. 

Sobre as novas mídias

O Twitter é uma rede social para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, os chamados "tweets". A ferramenta, uma das mais populares no mundo, completou seis anos de existência em março e conta hoje com mais de 383 milhões de usuários, sendo cerca de 33 milhões só no Brasil, segundo informações divulgadas recentemente por sites especializados em tecnologia.

O Facebook, por sua vez, é uma rede social criada em fevereiro de 2004 e, segundo dados divulgados na semana passada, afirma ter 900 milhões de usuários ativos, dos quais 45,3 milhões no Brasil. Já o YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital, tendo sido lançado oficialmente em dezembro de 2005. 

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC, com informações do TSE